?A nomofobia se caracteriza por um medo do indivíduo de ficar incomunicável ou desconectado. Ele pode sentir taquicardia, falta de ar, suores frios e dores de cabeça?, explica o psicoterapeuta Carlos Eduardo Brito.
A pesquisadora do Instituto de Psiquiatria da UFRJ, Anna Lúcia Spear King, comparou pacientes com um transtorno de ansiedade conhecido como síndrome do pânico, com pessoas completamente saudáveis, para saber o que eles sentiam quando ficavam sem o aparelho celular.
Entre os pacientes com pânico, a maioria demonstrou ter também a nomofobia, ou seja, dependência do celular. A surpresa foi o resultado entre os que se diziam saudáveis: 34% confessaram sentir ansiedade e 54 % disseram ter medo de passar mal na rua se ficarem longe o aparelho.
?É como se fosse uma fumaça, e nós temos que buscar o local do fogo. Através daquele sinal que a pessoa está dependente de celular, pode ser que ali por trás tenha um transtorno de ansiedade?, diz a psicóloga Anna Lúcia Spear King.
Um notebook, um computador de mesa, dois telefones celulares, sendo que um deles também recebe e-mail e se conecta com a internet. E o empresário de artistas, Carlos Eduardo Braz, consegue usar tudo ao mesmo tempo.
A vida da a estilista Janara Morenna não é muito diferente: ?O celular é minha coleira eletrônica.. Falando nisso estou preocupada com a bateria?.
Quando Cadu sai do escritório, traz os dois celulares e o notebook na bolsa, mas se alguém ligar para ele, o relógio celular toca e ele atende.
O Fantástico convidou os dois para um hotel, para fazer um programa de desintoxicação de celular e internet. Será que eles vão conseguir?
Os dois entregam os celulares e os computadores. Enquanto os eletrônicos eram carregados, percebemos uma fraude.
?Ele estava trazendo um computador escondidinho, esse vai embora também?, diz Renata Ceribelli.
Eles entraram no hotel, fizeram massagem para relaxar, e duas horas depois… ?Estou tranquilo, por enquanto não tenho nada?, diz o empresário Carlos Eduardo Braz.
?Eu acho que estou com algum problema porque ouvi o celular tocar umas 10 vezes. Aí eu lembrava, gente, eu não estou com o celular?, aponta a estilista Janara Morenna.
Mais algumas horas se passaram. Cadu ficou bem. E a Janara? Será que mesmo na praia continua pensando, ouvindo o celular? ?Estou angustiadíssima, minha mão chega a estar brilhando de ansiedade?, descreve a estilista Janara Morenna.
Mas no dia seguinte, depois de 24 horas desconectada, não é que o tratamento deu resultado?
?Estou tranquila, acordei, fui para a piscina. Dá uma liberdade. Me senti mais solta, mais leve?, compara a estilista.
Você está precisando de uma desintoxicação de celular ou internet? Será que está sofrendo de nomofobia? Faça este teste.

1-Você abandona tudo que está fazendo pra atender o celular?
2-Nunca deixa o aparelho desligado ou sem bateria?
3-Está sempre tirando o celular do bolso ou da bolsa pra ficar com ele nas mãos?
4-Já interrompeu um momento íntimo, até uma relação sexual, pra atender o telefone?
5-Se esquecer o celular em casa, você volta para buscá-lo?
6-Entra em pânico quando acaba a bateria, perde ou pensa que perdeu o celular?
Se você respondeu sim a pelo menos quatro perguntas, cuidado. Você pode estar nomofóbico.
E pode estar precisando de um tratamento médico para ter mais autocontrole e reduzir a ansiedade.

COMPATILHAR: