O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, assumiu nesse sábado (12) a relatoria do caso que envolve o ministro Alexandre de Moraes e o ex-banqueiro Daniel Vorcaro. A decisão retirou o processo da relatoria de André Mendonça e levou o procedimento para a presidência da Corte.
STF deve analisar abertura de investigação
O caso teve origem em diálogos entre Moraes e Vorcaro revelados durante investigações da Polícia Federal relacionadas ao Banco Master.
Mendonça havia tornado públicos documentos relacionados ao procedimento e encaminhado o caso para análise do plenário do Supremo.
Segundo a decisão de Fachin, o regimento interno do STF estabelece que acusações contra ministros da Corte devem ser conduzidas pela presidência do tribunal.
O plenário deverá analisar, em sessão prevista para terça-feira (15), se será aberta uma investigação formal contra Moraes ou se o pedido será arquivado.
Julgamento envolvendo Mendonça
A mudança na relatoria ocorre em meio às discussões internas do Supremo relacionadas ao caso e às investigações envolvendo o Banco Master.
Também está marcado para 23 de setembro o julgamento sobre eventual crime de responsabilidade atribuído a André Mendonça.
A análise do plenário na próxima semana poderá definir os próximos passos do procedimento.
Fonte: UOL






