No domingo passado (30), ocorreu um problema com falta de energia elétrica nas comunidades rurais de Cunhas e São Pedro. Segundo informações de moradores locais, o fornecimento de energia elétrica foi interrompido por volta das 22h, retornando apenas às 12h do dia seguinte.
Foram 14 horas sem eletricidade, o que ocasionou muitos prejuízos aos moradores locais, pois a grande maioria tem como fonte de renda a agropecuária e, sem energia elétrica, os resfriadores estavam desligados e vários litros de leite azedaram. Outros já nem conseguiram tirar o leite, pois a ordenha também necessita de energia.
Os agricultores contam que o problema não termina por aí, pois quando ficam um dia sem ordenhar, demoram-se de três a quatro dias para que o leite volte ao estado normal e, assim, o leite que é retirado não pode ser entregue aos leiteiros e também não serve para fazer queijo.
O que está deixando a população mais revoltada é que a energia elétrica é um serviço essencial para os trabalhos de ordenha e resfriamento do leite, então, quando falta eletricidade sem aviso prévio e por longo período de tempo ocasiona grandes prejuízos.
Os moradores daquela região também contam que não é a primeira vez que ocorre esse problema. Ainda para completar, na segunda-feira (31), eles voltaram a se assustar, pois novamente foi interrompido o fornecimento de energia elétrica às 16h, sendo restabelida apenas por volta de 22h.
Várias queixas foram feitas à Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), e os moradores contaram que havia um fio arrebentado e caído em um pasto, o que preocupava ainda mais, pois não sabiam se ele estava eletrocutado ou não.
A equipe de redação do jornal Nova Imprensa e do portal Últimas Notícias entrou em contato com um representante da Cemig para falar sobre o problema e foi informado que a Cemig tinha conhecimento do problema, mas era um fio que arrebentou devido a uma queda de um eucalipto, então ficaria difícil localizar o fio e teria sido esse o motivo da demora no restabelecimento da energia elétrica.
Entretanto, os moradores contaram que ligaram várias vezes indicando o ponto de referência onde o fio estava arrebentado.

COMPATILHAR: