Assim como em Formiga, que tem disponíveis no Sine 78 vagas para serventes de obras, 51 para pedreiros e 10 vagas para carpinteiros, a falta de qualificação profissional foi apontada como o principal problema para as empresas da área de construção civil no país, segundo pesquisa divulgada nesta sexta-feira (30) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
De acordo com o levantamento, a pouca qualificação é um problema para 62% das empresas. Entre as grandes corporações, essa preocupação parece ser ainda maior: 80% delas aponta a falta de qualificação como o maior problema. Entre as médias empresas, esse percentual fica em 63,4%. Para as pequenas empresas, a falta de qualificação fica atrás apenas do acesso ao crédito, apontado como o maior entrave para 64,6% dos entrevistados.
O diretor de pesquisa da CNI, Renato da Fonseca, disse que o setor reconhece a falta de qualificação da mão de obra, mas já está tomando medidas para resolver a questão.
?Hoje as empresas estão investindo muito na qualificação, as escolas de capacitação, como o Senai [Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial], estão intensificando o processo de capacitação para a construção civil, inclusive capacitando dentro do canteiro de obras. Isso vai certamente minimizar o problema?, explicou.

COMPATILHAR: