Não há vacinas antitetânicas disponíveis no Pronto Atendimento Municipal (PAM), e em boa parte dos Postos de Saúde de Formiga. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde na tarde dessa segunda-feira (4).
Com a total falta das doses, fica impossibilitada no município a imunização regular e casos de acidentes.
Por ser de responsabilidade do Sistema Público de Saúde, a disponibilização das vacinas, a Secretaria de Saúde, por meio da Secretaria de Comunicação explicou o problema.
?A vacina está em falta na área da Superintendência Regional de Saúde. A pedido da Secretaria Municipal de Saúde, a superintendência já requisitou novas doses à Secretaria de Estado de Saúde. Enquanto isso, a secretaria está avaliando a possibilidade de remanejar doses de uma unidade de saúde para outra?.
Apesar do pedido junto à Superintendência Regional de Saúde em Divinópolis, a Prefeitura de Formiga não precisou prazos para que a disponibilização das vacinas em Formiga volte ao normal.
A vacina dT, que previne a difteria e tétano, pode ser aplicada em crianças a partir de 7 anos de idade e adultos. O esquema inicial são 3 doses com intervalo de 60 dias entre elas. Após esse esquema, um reforço deve ser realizado a cada 10 anos. Em caso de gestantes e ferimentos graves o intervalo para esse reforço cai para 5 anos.
É importante manter a vacinação em dia, pois o uso de vacina e/ou soro contra o tétano na ocasião de acidentes com ferimentos deve ser orientado com base na história pregressa de vacinação antitetânica relatada pelo paciente ou seu responsável e pelo tipo de ferimento ocorrido.

COMPATILHAR: