As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) reconheceram em comunicado nesta sexta-feira (4) que o menino Emmanuel ? filho da refém Clara Rojas, com um guerrilheiro ? está em Bogotá, seqüestrado pelo presidente colombiano, Álvaro Uribe. O anúncio foi divulgado pela Agência Bolivariana de Imprensa (ABP).
O anúncio foi feito depois que um teste de DNA revelou com um alto grau de probabilidade que uma criança que está sob proteção do governo colombiano é Emmanuel.
A guerrilha disse nesta sexta (4) que o menino foi entregue na capital colombiana a pessoas honradas enquanto o acordo humanitário estava sendo assinado.
O comunicado, assinado pelo Secretariado do Estado-Maior Central das Farc e datado de 2 de janeiro de 2008, indica que Emmanuel não podia estar no meio das operações bélicas do Plano Patriota, dos bombardeios e dos combates, da movimentação permanente e das imprevisibilidades da floresta.
Por isso, a criança, de pai guerrilheiro, tinha sido levada para Bogotá.
Para as Farc, com a intensificação das operações bélicas na área, Uribe indica a desativação da transcendental gestão humanitária do presidente venezuelano, Hugo Chávez, semeando a desconfiança entre os delegados internacionais.
Ele também estaria criando novos obstáculos a uma decisão unilateral que expressa a vontade política das Farc de levar em frente a troca de prisioneiros.
O grupo negociou com Chávez, com uma missão de delegados de sete países e com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) entregar Clara Rojas, seu filho Emmanuel e a ex-congressista Consuelo González de Perdomo.

COMPATILHAR: