A Prefeitura de Formiga e a Imagu Filmes Produtora estarão realizando a partir do dia 11 de janeiro o Projeto Olhar Periférico, uma oficina de cinema que será oferecida a 24 alunos de 14 a 25 anos, das escolas municipais e estaduais.
Vários alunos, que possuem o perfil para participar do projeto, foram indicados pelas diretoras de cada instituição de ensino e passaram por uma triagem feita pelos idealizadores do Projeto. As aulas serão ministradas de 11 a 31 de janeiro, na Escola Estadual Professor Joaquim Rodarte. Durante as aulas os alunos irão produzir um curta-metragem. O tema escolhido foi uma ficção sobre os 150 anos de Formiga. O equipamento será da produtora e a Prefeitura fornecerá todo suporte técnico necessário. De acordo com os produtores Clóvis Veloso, Joe Bazílio e Karem Pereira os participantes aprenderão noções de roteiro, técnica, iluminação, arte figurino, marketing e outros.
Eles enfatizaram que o objetivo do projeto é criar novos profissionais dessa área e oportunizar os alunos a expressarem sua realidade. Queremos fazer uma filtragem de talentos, além de transmitir nossos conhecimentos, experiências e teorias, gerando aos alunos a condição de fazer cinema, disse Veloso. Ele comentou ainda que a oficina vai facilitar para muitas pessoas que pensam que cinema só se faz em Hollywood, acrescentou
Além de ocupar o tempo ocioso que os estudantes têm durante as férias, os produtores acreditam que, a partir desta oficina, a Imagu filmes poderá absorver muitos talentos e gerar trabalho para estas pessoas. No interior é muito difícil encontrar pessoas com o perfil ideal para se fazer cinema, e aqui, apenas durante as entrevistas de seleção, já descobrimos talentos como desenhistas, escritores e até mesmo atores, ressaltou Joe Bazilio.
Em fevereiro será agendada uma data para a apresentação final do trabalho do grupo.

COMPATILHAR: