A sede social do Clube Centenário e os principais bares e praças da cidade serão palcos do 38º Festival Nacional da Canção, que chega à Formiga pelo terceiro ano consecutivo.
O Fenac, como também é conhecido, será realizado hoje e amanhã (22 e 23/08) e deve atrair milhares de pessoas não apenas para a fase eliminatória, que acontece no Clube Centenário, mas também para os estabelecimentos que fazem parte do circuito ?Viola nas Ruas e nos Bares?, nos quais músicos atravessarão as noites tocando música popular brasileira.
A eliminatória que decidirá os classificados para a fase semifinal do festival em Boa Esperança no mês que vem contará com a apresentação de 30 canções (15 por dia). Esta será a terceira fase desta edição do evento, que já passou por Três Pontas e Varginha, nos dois finais de semana passados.
A premiação recorde de R$ 156 mil é um dos grandes atrativos do Fenac, mas o que conta mesmo é fazer parte desta festa que leva cultura para o Centro-Sul de Minas há mais de três décadas.
Com o apoio das Leis de Incentivo à Cultura Federal (Rouanet) e Estadual Mineira, o Fenac é mais que um evento cultural tradicional, também faz seu papel social, com distribuição da renda arrecadada durante as disputas para entidades filantrópicas e a criação do projeto Viola Esperança, que proporciona aulas de música para crianças de escolas públicas em Boa Esperança e Varginha.
Mais informações pelo telefone (35)3221-1020 ou pelo site www.festivalnacionaldacancao.com.br.

Relação de bares que farão parte do Circuito Fenac:
Restaurante Kintal
Cantina da Mama
Bar Nova Skina
Bar Rei do Torresmo
Bar do Cláudio
Restaurante Kintal II
Quiosque do Paulinho ? Rodoviária
Cantina Ossolana
Tenda na Praça Getúlio Vargas
Feira de Artesanato – Praça Ferreira Pires

Participação especial – Já consolidada como uma das mais promissoras bandas do estado, a Zé Güela realiza uma grande turnê pelo sul do Estado em um projeto dentro do Festival Nacional da Canção e comprova que este é o grande momento do rock independente.
A banda que nasceu na cidade de Divinópolis (MG), divulga por todo Brasil o CD ?Casa de Bonecas?, que têm ganhado elogios de críticos especializados por levar o público a se sentir dentro dos cômodos de uma abandonada casa de bonecas. Evoca ainda o sentimento de todos, na necessidade de se ter uma direção na vida, não sem antes lançar um último olhar, para os falecidos soldados de chumbo e cartas com nomes já sem rosto, de antigos amores da escola.
O grupo, que têm o apoio da Lei Estadual de Incentivo a Cultura, realiza no Sul de Minas uma de suas maiores turnês, tendo para cada cidade um atrativo especial: a população poderá desfrutar de oficinas musicais gratuitas, ministradas pelos próprios músicos.
Essas mesmas oficinas, já foram apresentadas com sucesso em cidades mineiras como Divinópolis e Alfenas, tendo nesta última a participação especial do grupo 14 Bis.
A viagem do grupo pelo Sul de Minas, decorrerá dentro do Festival Nacional da Canção, que conta com etapas em cidades como Três Pontas, Varginha, Alfenas e Boa Esperança, além de um show no Centro-Oeste Mineiro, na cidade de Formiga.
Formada por José Henrique Lorenzo (piano-teclado e voz), Pedro Flora (guitarra, efeitos e vocais), Adriano Miguel (guitarra), Gui Pulgas (contrabaixo), Du Bboy (VJ-projeções ao vivo) e Eduardo (bateria), a banda Zé Güela realizará no Fenac o mesmo show que os consagrou no ano de 2007, em projetos como o Conexão Telemig Celular e o Música Independente, realizado no Palácio das Artes em Belo Horizonte (MG).

COMPATILHAR: