Em algumas regiões do país a temperatura média já subiu cerca de 5º C acima do esperado para novembro/dezembro, mesmo antes da chegada do verão, que começa oficialmente no dia 21 de dezembro. Junto com essa alta nos termômetros, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) apurou que os preços de alguns produtos e serviços típicos da estação já acumulam alta que supera a inflação dos últimos 12 meses até novembro de 2009, que está em 4,23%.
Assistir uma peça de teatro, por exemplo, ficou 9,90% mais caro, considerando o período de dezembro de 2008 a novembro deste ano. Tomar um chopp ou cerveja também está mais caro 9,69%, no acumulado do ano. Estes prazeres subiram mais que o dobro da inflação média dos últimos 12 meses. De acordo com a FGV, manter a forma também ficou muito mais caro. Os preços das academias de ginástica subiram 7,35%, no período.
Em contrapartida, no levantamento feito pelo economista André Braz, da FGV, a lista composta por 32 produtos e serviços revelou queda em seis itens. O principal deles foi o de passagens aéreas, que recuou 29,57%, no período de dezembro de 2008 a novembro de 2009. Ainda relacionado às despesas com turismo, os preços de excursões e tours caíram 2,84%.

COMPARTILHAR: