Fiéis paulistanos lotam desde as 6h desta segunda-feira (13) a Igreja de Santo Antônio do Pari, na região central de São Paulo, para agradecer e fazer pedidos no dia do santo. As missas são realizadas a cada uma hora e meia e vão até as 19h30. A previsão da paróquia é que 150 mil pessoas visitem a igreja.
A vigilante Nívea Maria Brás Santana Vieira, de 33 anos, disse que é devota de Santo Antônio há 12 anos, quando pela primeira vez fez um pedido. ?Pedi para casar com o meu namorado da época, e depois de sete meses casei?, afirma.
Nívea conta que o casamento de 12 anos, que gerou três filhos, acabou há três meses. Nesta segunda-feira, ela veio fazer um pedido de um novo amor. ?Quanto mais rápido, melhor. Com certeza ele vai resolver?, disse.
A dona de casa Rosa Espandaro, de 57 anos, trouxe a foto da família para ser abençoada pelo padre. A devoção, segundo ela, já dura mais de dez anos e todo dia 13 de junho ela vem agradecer. ?Não importa o dia que caia a data, eu venho?, afirma.
?Quando vim pedir uma graça pelo meu irmão chamado Antônio , a igreja estava fechada e mesmo assim pedi. Ele me atendeu?, lembra a dona de casa que carregava uma sacola de pães que recebeu na paróquia. Segundo a coordenação da paróquia, cerca de 100 mil pães doados por fiéis vão ser ditribuídos ao longo desta segunda-feira.
O arquiteto Carlos Perondi Wieck, de 22 anos, não acredita que Santo Antônio seja somente o santo casamenteiro.
Ex-aluno do Colégio Bom Jesus Santo Antônio do Pari, próximo à igreja, ele afirma que parte importante do que conheceu sobre o santo foi a distribuição de pães. ?Para mim, foi o maior milagre. Ele distribuía os pães dos frades para os pobres e os pães não acabavam?, conta. O arquiteto disse que não iria fazer nenhum pedido especial a Santo Antônio, e sempre agradece, como nesta segunda, pelas conquistas que obtém.
O frei Gilmar José da Silva, pároco da Igreja de Santo Antônio do Pari, afirma que os pedidos ao santo vão além de casamentos. ?Muitos invocam saúde e emprego. O casamento atualmente está em terceiro lugar?, afirma.
Cerca de 150 mil pessoas devem passar pela igreja do Pari nesta segunda-feira, segundo o frei. A celebração do Dia de Santo Antônio deve ser encerrada com uma procissão pelas ruas do bairro, às 20h30. Após o cortejo, a igreja ficará aberta até às 23h para orações e reza do terço.

COMPATILHAR: