Redação Últimas Notícias 

A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) – Regional Centro-Oeste realizará no dia 4 de julho, a segunda fase do programa de Fiscalização Ambiental Preventiva na Indústria (Fapi).

De acordo com o analista ambiental da Fiemg Regional Centro-Oeste, Túlio de Sá, o objetivo do programa é informar, instruir e sensibilizar os empreendedores sobre as melhores práticas ambientais, incentivando-os a obter a regularização ambiental de seus empreendimentos. “Através da equipe técnica do setor de Meio Ambiente da Fiemg, estaremos juntos aos empresários fazendo as orientações necessárias para que a fiscalização ocorra da maneira mais tranquila possível”, afirmou.

O programa será realizado em três etapas e de forma setorial, tendo como foco principal as indústrias de ferro gusa, laticínios, rochas ornamentais e extração de areia, distribuídas em todo o estado de Minas Gerais.

As etapas serão executadas conforme detalhado a seguir:

 1) Etapa – Orientação:

  • Realização de workshops para indústrias dos setores relacionados, demonstrando como desenvolver as atividades de maneira ambientalmente adequada;
  • Incentivos para a regularização ambiental por meio de balcões de atendimento (Semad e Fiemg);
  • Acompanhamento técnico e jurídico por meio do programa Minas Sustentável.

2) Etapa – Fiscalização:

  • Ocorrerá após 90 dias da etapa de orientação;
  • Os empreendedores serão orientados a possuir/obter e disponibilizar todos os documentos e informações necessários para o recebimento da fiscalização pela Semad.

3) Etapa – Monitoramento:

  • Mecanismos para aferir a efetividade das ações desenvolvidas pelo Fapi;
  • Adoção de parâmetros indicativos da qualidade ambiental das regiões e índices de regularidade dos empreendimentos fiscalizados.
  • O trabalho levará em conta a especificidade de cada localidade e dos setores industriais envolvidos para estimular o setor empresarial a realizar todos os processos ambientais de forma correta, evitando multas e transtornos futuros.

Programa Minas Sustentável

Para dar suporte aos setores, será utilizado o programa Minas Sustentável que, desde 2011, apoia, incentiva e orienta os empresários a adotarem processos mais sustentáveis e eficientes. Criado pelo Sistema Fiemg, a iniciativa já atendeu mais de 9 mil empresas em 416 municípios do Estado. Os atendimentos auxiliam gratuitamente as empresas na obtenção das respectivas licenças ambientais, financiamentos, implantação de medidas de ecoeficiência e capacitação.

Para o Presidente da Fiemg Regional Centro-Oeste, Afonso Gonzaga, propostas como o Fapi e o Minas Sustentável contribuem para a boa gestão ambiental das indústrias, aumentando sua competitividade. “Convido a todos os empresários dos setores envolvidos a participar e vir tirar suas dúvidas. Com informação seguimos o caminho do desenvolvimento sustentável para a indústria mineira”, finalizou.

As inscrições podem ser feitas na Sede da Fiemg Regional Centro-Oeste, pelo telefone (37) 3690-4400, ou por meio do e-mail [email protected].

O evento vai ocorrer a partir das 9h, na sede da Fiemg Regional Centro-Oeste, a rua Engenheiro Benjamim de Oliveira, 144 A , bairro Esplanada, em Divinópolis.

 

 

Fonte: Assessoria Fiemg – Regional Centro-Oeste||

COMPATILHAR: