O fim de semana deve ser marcado por calor e pancadas fortes de chuva nas cidades do Centro-Oeste de Minas. O Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge) prevê chance de temporais entre esta sexta-feira (8) e o próximo domingo (10).

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu um alerta amarelo de chuvas intensas para a maior parte da região. O aviso tem validade até a manhã de sábado (9).

Segundo a climatologista Alcione Wagner, a formação de um sistema de baixa pressão atmosférica sobre a costa da região Sudeste aumenta a chance de pancadas de chuva em Minas Gerais, com possiblidade de ocorrência de raios e trovoadas.

“O dia começa com nebulosidade, mas o Sol e o calor retomam no decorrer do dia. A umidade relativa do ar fica entre 40% a 90%”, afirma a especialista.

Apesar da chuva, as temperaturas máximas podem ultrapassar os 30ºC em algumas cidades, com destaque para Pompéu, onde os termômetros podem se aproximar dos 34ºC.

Alerta do Inmet

O alerta emitido pelo Inmet nesta sexta-feira prevê chuvas entre 20 e 30 milímetros em uma única hora, ou então, 50 milímetros em um dia. As rajadas de vento devem ficar entre 40 km/h e 60 km/h.

Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. As orientações do Inmet são:

  • em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas;
  • não estacione veículos próximos à torres de transmissão e placas de propaganda;
  • evite usar aparelhos elétricos ligados à tomada.

O aviso está previsto para ser encerrado às 10h de sábado (9), podendo ou não, ser estendido pelo instituto. Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Veja abaixo as temperaturas em alguns municípios.

Confira a previsão em algumas cidades

Cidades Mínima ºC Máxima ºC
Divinópolis 16°C 33ºC
Bom Despacho 18ºC 33ºC
Itaúna 17°C 32°C
Pompéu 19ºC 34ºC
Nova Serrana 18ºC 32°C
Pará de Minas 17ºC 32ºC

Fonte: Climatempo

Dia a dia

  • Sexta-feira (8): céu com muitas nuvens, com chance de pancadas de chuva à tarde e à noite. Temperaturas entre 16ºC e 34ºC.
  • Sábado (9): céu com muitas nuvens, com chance de pancadas de chuva à tarde e à noite. Temperaturas entre 17ºC e 33ºC.
  • Domingo (10): céu com muitas nuvens, com chance de pancadas de chuva à tarde e à noite. Temperaturas entre 18ºC e 32ºC.
  • Fonte: G1
COMPATILHAR: