A Secretaria de Saúde de Formiga está convocando toda a população apta a ser vacinada contra o sarampo a comparecer na unidade do Programa de Saúde da Família (PSF) mais próxima de onde mora.

A vacina aplicada para a imunização contra o sarampo é a tríplice viral, que também imuniza contra a rubéola e a caxumba.

A prioridade é aplicar a primeira dose da vacina em crianças com idade entre seis meses e 11 meses e 29 dias. Essas deverão receber a segunda dose ao completarem um ano e a terceira, com 15 meses. Aqueles que têm entre dois e 29 anos também devem ser imunizados com duas doses, com um prazo de 30 dias entre elas. Quem tem mais de 30 e menos de 49 anos deve ser vacinado apenas uma vez. Também é recomendado que profissionais da saúde e do transporte de pessoas se imunizem com duas doses.

É muito importante que seja apresentado o cartão de vacinação nos PSF’s. Aqueles que não têm o cartão e que não se lembram se foram imunizados contra a doença também devem ser vacinados. Não há risco. Arriscado é ficar sem a vacina”, comentou a coordenadora do setor de vigilância epidemiológica, Ana Dalva Costa.

O sarampo é uma doença grave, principalmente para crianças menores de cinco anos. O vírus é transmitido de pessoa para pessoa principalmente pelo ar. Os primeiros sintomas da doença são parecidos com os da gripe: febre, tosse e coriza. O paciente também pode apresentar perda de apetite e conjuntivite. O principal sintoma é o aparecimento de manchas avermelhadas pelo corpo.

Ana Dalva ressalta que não existe tratamento específico para a doença e que a única forma de prevenção é a imunização pela vacina tríplice viral.

Pentavalente

Em nota, a Secretaria de Saúde esclareceu sobre a indisponibilidade da vacina pentavalente nos PSF’s. De acordo com a coordenadora do setor de atenção primária da pasta, Renata de Oliveira Nativo, todo o país sofre com a falta da vacina.

Renata ressaltou ainda, que a situação deve ser normalizada em outubro e que todos os profissionais da rede de saúde foram orientados a fazer o agendamento para todas as crianças que compareceram nas salas de vacina neste período.

COMPATILHAR: