Estudos da USP (Universidade de São Paulo) revelam que uma substância retirada da maconha pode se tornar um poderoso composto para o tratamento da fobia social, mal que faz com que pessoas tenham medo persistente de expor-se à avaliação pública.
Durante o tratamento, pessoas que sofrem do distúrbio ingerem cápsulas de canabidiol, um dos 400 compostos encontrados na erva. Até agora, os resultados apontaram que o consumo do remédio faz com que áreas do cérebro que são hiperativadas no doente, fiquem com atividade reduzida.
Outra etapa da pesquisa analisou os níveis de ansiedade de 36 pessoas que foram estimulados a falarem em público, situação complexa para quem sofre da fobia. Desses, 24 possuíam o distúrbio e 12 ingeriram canabidiol. Os resultados apontaram que aqueles que ingeriram a substância mantiveram os padrões de ansiedade dos saudáveis, e os que ingeriram outra droga, continuaram no mesmo estado.
A pesquisa ainda está sendo desmembrada, mas já se sabe que o canabidiol tem efeito tranqüilizante. Ainda que não haja autorização para uso terapêutico no Brasil, a droga começa a ser utilizada até para outros tratamentos, como por exemplo, no Reino Unido, que é utilizada para quem sofre de esclerose.

COMPATILHAR: