O Ministério da Saúde, em Notas Técnicas enviada aos municípios nesta quarta-feira (29), amplia a vacinação da dose de reforço (terceira dose) para idosos acima de 60 anos e também para trabalhadores da saúde. O município de Formiga aguarda a chegada de doses para este público alvo para começar a imunização.

De acordo com a Nota Técnica 48/MS, será ofertada uma dose de reforço da vacina para todos os idosos acima de 60 anos, que deverá ser administrada 6 meses após a última dose do esquema vacinal (segunda dose ou dose única), independente do imunizante aplicado.

Já a Nota Técnica 47/MS informa a administração de uma dose de reforço da vacina para todos os trabalhadores da saúde, que deverá ser administrada 6 meses após a última dose do esquema vacinal primário (segunda dose ou dose única), independente do imunizante aplicado.

Nos dois casos a vacina a ser utilizada para a dose de reforço deverá ser, preferencialmente, da Pfizer ou, de maneira alternativa, Janssen ou AstraZeneca.

Outra orientação vinda do Ministério da Saúde é referente a coadministração das vacinas em uso no país para não mais exigir o intervalo mínimo entre as vacinas Covid-19 e as demais vacinas. Desta forma as vacinas Covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea com as demais vacinas, como gripe, sarampo, pólio, etc, ou em qualquer intervalo.

Fonte: Decom

COMPATILHAR: