Da Redação

O Governo do Estado entregou, nessa terça-feira (7), 61 kits feira livre e 26 caminhões baú isotérmicos para representantes da agricultura familiar de Minas Gerais.

A entrega foi realizada no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, e beneficiará 69 municípios e 17 organizações de agricultores familiares.

Formiga foi uma das 26 cidades contempladas com o caminhão baú isotérmico. O veículo tem capacidade para o transporte de até 5,5 toneladas de carga livre e foi entregue às Prefeituras por meio de termo de cessão.

Os recursos são frutos de emendas parlamentares e Formiga foi contemplada por meio de indicação do secretário de Governo, deputado federal Odair Cunha, em atendimento ao pedido da vereadora Joice Alvarenga.

Os caminhões serão usados para o transporte adequado de verduras, hortaliças e produtos processados, apoiando o escoamento da produção da agricultura familiar principalmente para os mercados institucionais públicos.

Eles estarão sob a gestão das Prefeituras e atrelados a uma Central de Distribuição de Produtos da Agricultura Familiar. A aquisição desses veículos foi realizada por meio de edital da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan), do extinto Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), órgão vinculado ao governo federa

Os municípios contemplados com o caminhão, além de Formiga foram: Manhuaçu, Simonésia, Corinto, Três Marias, Muriaé, Almenara, Mariana, Teófilo Otoni, Paracatu, Presidente Olegário, Bocaiúva, Espinosa, Jaíba, Montes Claros, São Francisco, Guapé, Itajubá, Poços de Caldas, Coromandel, Uberaba, Caratinga, Mesquita, Vargem Alegre, Alvarenga e Barbacena.

Kit Feira

Os 61 kits Feira Livre fazem parte do Projeto de Apoio às Feiras Livres da Agricultura Familiar (Aqui Tem Feira!), que integra o programa “Do Campo à Mesa”. Os recursos são frutos de emendas parlamentares.

Cada kit é composto por 10 barracas, 20 jalecos, 60 caixas plásticas e duas balanças digitais, totalizando 5.520 itens. Os kits oferecem mais infraestrutura para o agricultor expor e vender suas mercadorias. As feiras livres são um importante canal de comercialização da produção agrícola, já que reduzem a distância entre quem produz e quem consome.

Entregas

As entregas fazem parte do programa “Do Campo à Mesa”, realizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda) e que prevê ações e projetos voltados ao apoio à produção sustentável, agregação de valor e comercialização de produtos da agricultura familiar e da reforma agrária. O objetivo é o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar, atuando diretamente na superação dos desafios para a produção de alimentos mais saudáveis, geração de renda, além de colaborar com a segurança alimentar e nutricional da população.

Além de deputados estaduais, prefeitos e secretários do governo, o evento também contou com a presença de representantes de entidades ligadas à agricultura familiar. Formiga foi representada pelo secretário de Desenvolvimento Humano, Jaderson Teixeira juntamente com a vereadora Joice Alvarenga.

 

Fonte: Segov ||

COMPATILHAR: