O romance “Ainda é cedo” da escritora de Juiz de Fora, Maria Helena de Sousa Lara, tem como um dos cenários, o município de Formiga. Conforme explica a autora, a obra explora e narra os sentimentos e as experiências de uma menina, de 17 anos, que vive apenas na companhia do pai, tendo se mudado de Belo Horizonte para Formiga, após ter perdido a mãe em um acidente aéreo, em 1987.
Na cidade das Areias Brancas, a menina faz boas amizades e aproveita a adolescência frequentando a praça e a casa das amigas. O foco está na descoberta do primeiro amor e em sua nova fase de vida, prestes a fazer o vestibular para a faculdade de Belas Artes da UFMG e a se mudar de volta para a capital mineira.
O livro se passa entre o final de setembro de 1989 e julho de 1990. Tem como pano de fundo o cenário das primeiras eleições diretas e a posse do presidente eleito na época.
“O texto não se atém apenas ao ponto de vista da personagem principal. Ele também ressalta o que se passa no íntimo dos outros personagens envolvidos na trama, de acordo com a relevância de cada momento, e posiciona o leitor da história em situação privilegiada, fazendo-o sentir-se envolvido nos eventos. A fim de situar o leitor no contexto sócio-histórico-cultural, são mencionadas algumas informações sobre as eleições de 1989 e seus resultados. São usadas várias referências da época em relação a livros e filmes; e são mencionadas algumas diferenças da vida de então para a que levamos agora, como as pesquisas feitas apenas em livros, revistas e jornais, o uso da ficha em telefones públicos, o uso de videocassete e o telefone fixo como grande instrumento de comunicação”, conta a autora.
Uma curiosidade é que a escritora não conhece Formiga, porém procurou se informar um pouco sobre o município quando estava escrevendo a história, a fim de não mencionar nada que fosse muito diferente da realidade.
“Pretendo conhecer a cidade, quando tiver oportunidade, pois tenciono que ‘Ainda é cedo’ seja apenas o primeiro de três livros. Apesar de a personagem se mudar para Belo Horizonte ao passar no vestibular, seu pai manterá a casa em Formiga e a moça ainda terá contato e fará visitas aos amigos que ficaram na cidade”, adiantou Maria Helena Lara.
A autora
Moradora de Juiz de Fora, a autora é professora desde os 17 anos, principalmente em escolas de idiomas lecionando inglês. Com diversas graduações (incluindo Letras e Psicologia), Maria Helena Lara mantém um blog (http://helenalaraenglishemore.blogspot.com.br/), há dois anos, sobre assuntos relativos à língua inglesa e cultura em geral (filmes, livros, arte e design de interiores), onde também divulga seu trabalho como escritora. Em breve, lançará mais um livro: “Fé no que virá”.
Redação do Jornal Nova Imprensa








