O Sistema Estadual de Transporte em Saúde (Sets), responsável por garantir o deslocamento do paciente de forma eficiente e humanizada, para realização de exames e consultas especializadas fora de seu domicílio, ganhou reforço de 477 novas ambulâncias, que irão beneficiar 410 municípios. A entrega dos veículos, modelos Fiat Doblô e Renault Kangoo, foi realizada nesta segunda-feira (05/08), na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves. O Governo de Minas investiu R$ 21,73 milhões para a aquisição das ambulâncias.
De acordo com a lista divulgada pela Secretaria de Estado de Governo de Minas Geais (Segov), Formiga está entre as cidades contempladas com o veículo que virá equipado com maca fixa de alumínio e cilindro de oxigênio de 5 litros.
Na região, além de Formiga, receberão uma das 477 ambulâncias as cidades de Piumhi, Iguatama, Campo Belo e Candeias. Já as cidades de Pains e Lagoa da Prata, receberão 2 veículos cada uma.
O governador Antonio Anastasia, durante entrevista, ressaltou que a entrega dos novos veículos de saúde atende às reivindicações dos prefeitos mineiros.
Funcionamento
Por meio de um sistema via web, liberado a todos os municípios contemplados com o módulo eletivo do Sets, são realizados os agendamentos dos pacientes, aos destinos previamente pactuados entre os gestores de saúde dos municípios. Após o agendamento, o sistema emite o bilhete de passagem, informando a placa do veículo em que será feito o trajeto, o horário e o número do assento do passageiro.
Este sistema é utilizado também pela coordenação estadual e pelo consórcio gerente do serviço na região para acompanhar o desempenho do serviço. O sistema de agendamento também auxilia na organização do serviço no consórcio, uma vez que, antes mesmo da chegada do veículo a sua clínica, o estabelecimento saberá a quantidade de pacientes que foram destinados e de qual localidade eles são.
De maneira simples e rápida, também garante informações sobre o número de pessoas transportadas (pacientes e acompanhantes), localidade de origem e destino, faixa etária e quantidade de faltas que há no sistema.
Os veículos do Sets contam com rastreamento via GPRS, sendo monitorados 24h do dia. Assim, é possível acompanhar a localização, velocidade do tráfego, duração da viagem e quilometragem total percorrida.

COMPATILHAR: