Da Redação

Formiga fechou o primeiro semestre com saldo positivo na geração de empregos, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nessa quinta-feira (25). De janeiro a junho deste ano, 4.175 pessoas ocuparam vagas formais de trabalho na cidade (carteira assinada), enquanto 3.648 foram demitidas, um saldo de 527 vagas.

O resultado é bem diferente do apresentado nos seis primeiros meses do ano passado, quando foi registrado um saldo negativo de 189 vagas na cidade.

Em 2017, o saldo do primeiro semestre foi positivo, mas menos expressivo que o registrado em 2019, com 297 vagas geradas a mais que as demissões do período.

Junho
O sexto mês do ano em Formiga também foi positivo na geração de empregos. De acordo com o Caged, o saldo para o mês foi de 31 vagas formais ocupadas. O setor de indústria de transformação apresentou o melhor resultado do mês com saldo de 20 vagas, seguido pela agropecuária com 11 e pelo setor de serviços, com saldo de 6 vagas. O comércio, que desde o início do ano vem apresentando números ruins, voltou a ter déficit, com 5 vagas desocupadas de saldo no período.

Minas Gerais
O primeiro semestre também foi encerrado com números positivos na geração de empregos no Estado. No acumulado de janeiro a junho, o saldo foi de 88.238 postos de trabalho ocupados. O setor que mais empregou no semestre foi o de serviços com saldo de 34.819 vagas.

Como ocorre em Formiga, o comércio também não vai bem em Minas, sendo o setor com pior resultado nos últimos seis meses, apresentando um saldo de -10.212 postos de trabalho.

Brasil
O Brasil gerou 48.436 empregos formais em junho, o melhor resultado registrado para o mês desde 2014. Os números do Caged representam uma alta de 0,13% em relação ao estoque do mês anterior.

No consolidado do semestre, os números de junho são os melhores desde 2015. Foram 408.500 novas vagas formais nos primeiros seis meses de 2019, resultado superior ao mesmo período do ano passado, quando foram gerados 392.461 empregos.

COMPATILHAR: