Redação Últimas Notícias 

A cidade de Formiga passou a transmitir na quinta-feira (14) o sinal digital da TV Integração. A tecnologia promove melhorias na imagem e áudio, e também permite que os telespectadores consigam assistir o canal através de dispositivos portáteis como tablets e celulares.

Para usufruir o canal digital, o telespectador tem que ter uma antena UHF convencional e configurar no menu da televisão o comando para sintonia automática. Quem não tem televisão com esse sintonizador poderá adquirir um receptor digital ou um conversor. O canal digital da TV Integração no município é o 13.1.

O avanço da tecnologia promove mais conforto aos espectadores. No dia 7 deste mês, antenistas e lojistas da cidade participaram de um treinamento para ajudar o telespectador nessa mudança. Nesse encontro foram apresentados dados técnicos sobre SD, HD, 4K e sinal digital.

Sinal Digital

O sinal HD (High Definition) de alta definição possui resolução de imagem de 1920 x 1080 pixels – também conhecido como Full HD, e possui uma definição de imagem cerca de 6 vezes superior ao padrão SD (Standard Television), que é equivalente ao da TV analógica convencional, com sua resolução de 720 x 480.

A primeira emissora a transmitir o sinal digital em Formiga foi a Rede Record. O sinal que funciona no canal 19.1 começou a ser transmitido em novembro de 2015. Há época o responsável pela manutenção das torres de TV’s em Formiga informou que  também já estava pronto e instalado todo o equipamento para a transmissão em Formiga do sinal digital da Rede Globo. Faltavam apenas detalhes burocráticos para a liberação.

A emissora formiguense TV Oeste, afiliada a Rede Minas, já transmite também o sinal digital no canal 43.1.

De acordo com o portal Seja Digital, o sinal analógico em Formiga será desligado até 31 de dezembro de 2023.

Kits gratuitos

As famílias inscritas em programas sociais do Governo Federal, como Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida e Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), têm direito a receber gratuitamente kits para conversão do sinal de TV analógica para digital. O material é formado por antena digital, conversor e controle remoto

Para receber o kit, é necessário que o beneficiário faça um agendamento no site Seja Digital (clique aqui)  ou pelo número telefônico 147. Ele deve informar o número de identificação social ou CPF para confirmar se tem direito ao material. Depois desta verificação, basta preencher um formulário com os dados de contato.

Os kits serão distribuídos pela Prefeitura.

Como digitalizar?

Para sintonizar a TV digital em qualquer tipo de TV, é preciso instalar um conversor e uma antena externa. As TVs de tela fina, mais modernas, já têm um conversor integrado. Nelas, basta conectar a antena externa na TV e sintonizar os canais digitais com uma busca automática.  Mas nem toda TV de tela fina é digital. Algumas fabricadas antes de 2012 também vão precisar do conversor, que é conectado à TV para sintonizar os canais.

As TVs de tubo, mais antigas, também vão precisar de um conversor. Será preciso ligar a antena externa ao conversor, plugar o conversor na TV, fazer a busca e assistir à programação da TV digital com melhor imagem e melhor som.

 

Fonte: Com portais de notícias ||

COMPATILHAR: