Em Minas Gerais, as despesas do Governo com publicidade atingiram R$61,2 milhões no ano passado (2013) contra R$55,3 milhões em 2010. Nos quatro anos, o investimento totalizou R$ 228,6 milhões. O dado foi disponibilizado no dia 23 de dezembro, no site da Secretaria de Estado de Governo (Segov/MG), que conta agora com um espaço com informações sobre investimentos realizados na área de comunicação desde 2003.
Por meio do site, qualquer pessoa pode ter acesso a dados detalhados dos gastos com publicidade feitos pela administração direta em todos os veículos e meios de comunicação do Estado.
Isto infelizmente, não ocorre em Formiga onde, desde o ano passado, o jornal Nova Imprensa tenta junto à secretaria competente obter informações mais detalhadas sobre tais gastos (distribuição por categoria: rádio, jornal, revista, TV e por órgãos, separadamente). No Portal da Transparência, com alguma dificuldade podem ser verificados apenas os gastos com publicações oficiais, mas os maiores gastos ? aqueles realizados por meio da agência de publicidade contratada ainda são uma incógnita, especialmente no que se refere à sua distribuição por órgãos.
Ainda assim, verificamos que comparativamente com o Estado de Minas Gerais, o município de Formiga, apresentou números que indicam um gasto (investimento?) seis a sete vezes maior no per-capta (por habitante), se comparados com os gastos realizados pelo Estado de Minas Gerais no mesmo período.
É sabido que são muitas as exigências da lei para Estados e municípios, no tocante a estes gastos, na tentativa de se evitar a repetição dos corriqueiros abusos, em especial nos anos de campanha eleitoral (2016) e ao que tudo indica, neste como de resto em alguns municípios desta região a ?farra? poderá se repetir em 2015. Certamente não é do interesse dos administradores candidatos à reeleição ou daqueles que pretendam fazer seus sucessores diminuir gastos, obviamente contando com esta ?ajudinha? dos cofres públicos.
Gastos com Comunicação

No Estado:
Em 2013 o Governo de Minas gastou com publicidade cerca de R$61,2 milhões.
Considerando a população mineira de 20.059 milhões (dados do IBGE) espalhada em 853 municípios, tivemos um gasto de R$3,05 por habitante.

Em Formiga:
Em 2013, Formiga, município que conta com população de 67.833 habitantes, (dados do IBGE), o gasto total na área da comunicação foi de R$1.443.796 o que representa gasto (investimento?) de R$21,28 por habitante.
Em 2014, o este número baixou para R$1.314.287,95 o que representa R$19.37 por habitante.

COMPATILHAR: