A Dengue continua sendo motivo de alerta para a população formiguense. Até o momento, quatro casos da doença já foram confirmados pela Secretaria de Saúde, um no bairro São Luiz, um no Souza e Silva e dois casos no centro. O mutirão comunitário contra a doença no município continua até a tarde deste sábado (28). Serão atendidos 59 bairros, de 8h às 18h.
Durante toda a manhã e à tarde será feito um trabalho educativo e de prevenção com os moradores, mostrando e ensinando como evitar a proliferação do mosquito aedes aegypti, causador da dengue. Serão recolhidos materiais que servem como criatório, como garrafas, copos descartáveis, pneus e similares. De acordo com Anderson Avelar, Chefe do Setor de Endemias e Dengue, muito material já foi recolhido, mas é necessário que a população colabore. ?É preciso que aqueles que estejam com suspeitas de Dengue, mesmo que se consultem com médicos particulares, notifiquem a Secretaria de Saúde, para que possa ser realizado um trabalho mais intensivo na área em que a pessoa reside, evitando os riscos de uma epidemia?, esclarece Avelar.
Segunda pesquisa larvária de 2009
O Setor de Endemias e Dengue divulgou os números da Segunda Pesquisa Larvária de 2009 no Município de Formiga. O Índice de Infestação Predial foi igual a 1,24%, número acima do preconizado pela Fundação Nacional de Saúde que é de 1,00% e abaixo da Segunda Pesquisa Larvária de 2008 que foi de 2,01%.
O levantamento foi feito entre os dias 6 e 12 de março. Foram visitados cerca de 1036 imóveis em todo o município e coletados 121 tubitos em toda a cidade. Os bairros com maior incidência de focos do mosquito transmissor da Dengue foram: Recanto da Praia (9,52%), São Lourenço (6,67%) e José Branco (6,25%).
De acordo com Avelar, a equipe de controle realiza um trabalho diário de vigilância e periodicamente, executa ações visando controlar de forma mais eficaz a ação do mosquito. ?Recomendamos que as pessoas dobrem os cuidados, mantendo-se sob vigilância. Fale com seus vizinhos para criar uma rede de conscientização sobre a prevenção?, salientou Avelar.

COMPATILHAR: