A cidade de Formiga receberá a partir do dia 20 de janeiro, a 8ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul organizada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.
A edição ainda referente ao ano de 2013 virá para a cidade por meio do 7ª Arte Cine Clube Formiga em parceria com o Clube Literário Marconi Montolli (CLMM), com o apoio de outras entidades e patrocínio de empresas.
Da mostra, participam cerca de 600 cineclubes e outras organizações de todo o país, totalizando cerca de 900 pontos que estão exibindo uma parte da programação da competitiva de curtas, médias e longas-metragens.
Em Formiga, o evento começa no dia 20 de janeiro, às 19h30, no Josué’s Cine Vídeo, com a exibição do curta Caixa d’Água: Qui-lombo é esse? (2012), de Everlane Moraes, e do longa As Hiper-Mulheres (2011), de Takumã Kuikuro, Carlos Fausto e Leonardo Sette.
No dia 21 de janeiro, no mesmo horário e local, serão exibidos os mesmos filmes. Nos dias 27 e 28 de janeiro, às 19h30, também no Josué’s Cine Vídeo, serão exibidos o curta Brasília Segundo Feldman (1979), de Vladimir e o longa As Hiper-Mulheres (2011), de Takumã Kuikuro, Carlos Fausto e Leonardo Sette.
Nos dias 31de janeiro e 1º de fevereiro, às 19h30, no Salão Paroquial Sagrado Coração de Jesus, será a vez da exibição do longa Doméstica (2012), do pernambucano Gabriel Mascaro e ?Kátia? com direção de Karla Holanda, 74 minutos.
Após as exibições, acontecerá a ?Roda de Conversa?. Especialistas e convidados irão interagir com o público presente, discorrendo sobre os temas dos filmes exibidos.
A entrada é gratuita, no entanto é solicitado um quilo de alimento não perecível, por pessoa, cuja doação será revertida em prol de uma entidade beneficente de Formiga. Caso haja superlotação, a entrada será franqueada dentro da capacidade de lotação local, por ordem de chegada. Os organizadores esperam a presença de toda a comunidade de Formiga e região na mostra.

COMPATILHAR: