O Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa) foi realizado em Formiga de 13 a 15 deste mês. Foi constatado que o município encontra-se em estado de médio risco de epidemia de dengue, com o índice de infestação predial de 2,2.

Em comparação com o mesmo período do ano passado, o índice foi de 1,9, tendo um aumento de 0,3 no resultado. As estatísticas apontam que, com resultado entre 0 até 0,9, o município enquadra-se em situação de baixo risco; de 1,0 a 3,9, é médio risco; e acima de 4,0, é considerado alto risco. Um detalhe importante é que, com a chegada das chuvas, a tendência é aumentar o nível de infestação.

O levantamento foi feito em 1.307 imóveis, entre residências, terrenos baldios, estabelecimentos comerciais e outros. A maioria dos focos foi encontrada nas residências.

Predominaram os focos em depósitos para armazenamento de água para consumo humano, como tanques e tambores, seguido por latas, pratinhos de vaso de plantas bebedouros de animais, ralinhos e caixa d’água.

A Equipe de Educação em Saúde realizou várias ações de mobilização social em 2015 e ainda estão programadas mais ações até o final do ano. Dentre as já realizadas, estão: pedágio educativo, trabalhos nas escolas do município, palestras, teatros, gincanas, etc., além do trabalho de rotina realizado diariamente pelo setor responsável.

A Secretaria Municipal de Saúde está buscando também novas parcerias que envolvam um número maior de pessoas na luta contra a dengue. A secretaria convoca a população para que também se posicione no combate à dengue, uma vez que a maioria dos focos está nas residências.

Redação do Jornal Nova Imprensa Prefeitura de Formiga

COMPATILHAR: