A responsável pelo Núcleo de Relações com Base Camps da Secretaria de Estado Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), Ludimila Kai, esteve em Formiga nesta quinta-feira (21). O primeiro encontro ocorreu no Gabinete do prefeito Aluísio Veloso/PT, onde também estiveram presentes os secretários Túlio Fonseca (Comunicação) e Sheldon Almeida (chefe de Gabinete), além do vereador Edmar Ferreira/PT.
A fim de conhecer a infraestrutura do município, Ludmila Kai, acompanhada por uma comitiva, se dirigiu até construção da Unidade de Pronto atendimento (UPA), Unifor, Corpo de Bombeiros e, por último, visitou o Furnas Park Resort, candidato ao centro de treinamento de seleção durante a Copa de 2014.
Para que a cidade seja sede Camp na Copa do Mundo, a representante da Secopa disse que é preciso três infraestruturas necessárias: um hotel de boa qualidade de padrão internacional; um aeroporto que comporte uma aeronave de 120 passageiros e um campo de treinamento nas especificações da Fifa (Federação Internacional de Futebol).
Em relação à importância de receber as delegações da Copa do Mundo no interior de Minas Gerais, Ludmila Kai explicou: ?Por isso que estamos fazendo esta visita in loco. A Fifa já soltou uma lista de municípios que já estão pré-selecionados. Mas haverá um segundo momento, agora no segundo semestre, em que as cidades que ficaram de fora na primeira lista poderão voltar. É por isso que a gente continua com esses itens, para ver o que é possível para essa recandidatura desses municípios?.
Questionada se as delegações poderão escolher a cidade para realizarem o treinamento (caso a Federação na escolha), a representante da Secopa acenou positivamente. ?A escolha dos centros de treinamentos das seleções é exclusivamente dos técnicos. Eles podem optar pela infraestrutura oferecida pela Fifa ou algum trabalho fora. É por isso também que a gente vai começar agora um trabalho de ?atração? de seleções?, explicou.
O prefeito Aluísio Veloso falou sobre a expectativa em receber uma delegação da Copa do Mundo de 2014. ?Existem muitos fatores. Eu acho que Formiga ser referência em receber a Copa do Mundo, isso é um ponto favorável em ponto de mídia, de destaque nacional. O outro é a expectativa de que nós temos de estar tendo benefícios de infraestrutura urbana pelo governo do estado. Outro ponto que acho também é a movimentação que vai girar em torno disso, como exemplo o comércio. Acaba sendo beneficiado com tudo isso, podemos tirar bom proveito disso, desde a referência do município até mesmo tirar proveito econômico sobre isso?.
De acordo com o prefeito, a cidade de Formiga é considerada geograficamente um bom local para a base camp, já que não está muito longe de Belo Horizonte. ?Além de ser uma boa base camp, aqui é um local calmo, tranquilo, que dá para descansar, não tem aquela movimentação. De Formiga até o aeroporto da Pampunha, em um avião de médio porte, se faz uma viagem de 20 minutos. Então, se tivermos um aeroporto aqui em nossa região, é muito mais prático sair de Formiga e ir a Belo Horizonte de avião do que sair do hotel no centro de Belo Horizonte para ir até o Mineirão jogar, gasta-se mais tempo de veículo do que de avião?.
Questionado se essa seria a última visita da representante da Secopa a Formiga, o prefeito disse que não tinha certeza, mas ressaltou que a primeira visita foi para apresentar o que foi pedido inicialmente pela Secretaria de Estado. ?É para saberem se aquilo que informamos está de acordo com aquilo que eles necessitam. Tenho a impressão de que ocorrerá outras visitas aqui. Já fomos escolhidos para fazer parte do book da Copa do Mundo em Minas Gerais, ou seja, nossa cidade estará inserida em um livro específico para ser entregue às seleções. Cabe à seleção, escolher a cidade em que vai querer se hospedar. O ato de fazer parte desse grupo já é uma grande vitória para nós?.
No dia 4 deste mês, Aluísio Veloso, alguns secretários, representantes da Acif/ CDL e o proprietário do Furnas Park Resort, Paulo Alves, estiveram na Secretaria de Estado para debaterem sobre o assunto.

COMPATILHAR: