O secretário municipal de Obras, Rodrigo Bahia, recebeu na tarde de ontem, dia 29, um telefonema da engenheira Tina Torres, da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas de Minas Gerais (Setop) com uma notícia aguardada pela administração municipal e por toda a cidade: foram liberados R$1 milhão para iniciar os trabalhos de recuperação dos estragos causados pela enchente do dia 16 de dezembro.
Segundo informou o secretário, a contrapartida do município é de 1% do valor. ?O volume é pequeno, mas ficamos agradecidos ao Governo do Estado, pois, devido ao vulto dos estragos causados em diversas cidades de Minas, o bolo teve que ser dividido?, comentou Bahia.
Nesta sexta-feira, dia 30, será liberado o projeto definitivo discriminando onde serão aplicados os recursos. Conforme o secretário, o projeto inicial de R$10 milhões, valor orçado para reparar todos os estragos da enchente, terá que ser adaptado, de acordo com as proximidades do município.
Rodrigo Bahia ressalta que esse dinheiro será usado praticamente todo na construção de muros de arrimo ao longo dos rios Formiga e Mata Cavalo. Ele conta ainda que, no próximo dia 10, acompanhará o prefeito Aluísio Veloso/PT em uma viagem a Brasília, quando irão pleitear mais recursos a nível federal.
Operação tapa buracos
Os funcionários da Secretaria Municipal de Obras começaram nesta quarta-feira, dia 28, a operação tapa buracos. No primeiro dia, foram recuperadas a avenida Abílio Machado e a região central da cidade, até chegar nas imediações do posto São Vicente, sendo estas as ruas de mais fluxo de veículos em Formiga.
Na quinta-feira, dia 29, cerca de 10 servidores trabalhavam nas imediações do Terminal Rodoviário. Nesta sexta, os trabalhos continuam nas avenidas que dão acesso à praia popular. Um trator fornecido pela Secretaria Municipal de Gestão Ambiental está à disposição dos reparos.
Os buracos estão sendo tapados com asfalto quente e pinche. São cerca de 80 toneladas de asfalto que sobraram do ano passado. Segundo informou o secretário Rodrigo Bahia, no próximo dia 9, serão licitadas 600 toneladas de asfalto para tapar os buracos pelos bairros da cidade. Os serviços devem começar a partir do dia 20 de fevereiro.
A operação faz parte do projeto de recuperação pós-enchente; além disso, várias obras serão executadas para restaurar a cidade, graças aos recursos economizados com o Carnaval e que foram destinados para a reconstrução de trechos afetados pela enchente. dezembro.
Aterro para a liberação de pista
Além da operação tapa buracos, servidores da Secretaria de Obras trabalham no aterramento da ponte próxima ao Terminal Rodoviário, que caiu em conseqüência da enchente. Quatro caminhões e uma máquina começaram a trabalhar na obra na semana passada, mas apenas dois continuam a operação, pois os outros foram destinados à comunidade de Frazões, para recuperar as estradas rurais.
Segundo os funcionários que trabalham nos caminhões da Prefeitura, já foram feitas cerca de 60 a 70 viagens transportando cascalho da Brasical, em Pains. O aterramento deve terminar este fim de semana.

COMPATILHAR: