Na tarde de terça-feira, 27 de janeiro o prefeito Aluísio Veloso, assinou a escritura da compra de duas chácaras, onde funcionarão centros de apoio a dependentes químicos.
Os documentos serão encaminhados à Câmara Municipal para serem aprovados em Projeto de Lei a autorização de comodato das instituições. Um dos centros será destinado à Igreja Católica e outro à Evangélica.
As futuras instituições serão auto-sustentáveis e vão contar com o apoio da Prefeitura e da comunidade formiguense. De acordo com o prefeito , existem em Formiga diversas pessoas que carecem de casas de apoio para dependentes químicos. ?Com essa iniciativa será possível suprir as necessidades e anseios das famílias que sofrem com essa situação?, afirmou.
As chácaras possuem, cada uma, 2,5 alqueires; casas para habitação; energia, água; galinheiro; curral; chiqueiro e área para plantio e criações. Uma das chácaras está localizada na comunidade rural Padre Doutor e a outra na comunidade rural de Papagaios.

Casa de Acolhimento Divina Misericórdia
O centro de apoio ?Casa de Acolhimento Divina Misericórdia?, da Comunidade Sacramento de Amor, juntamente com a Paróquia São Vicente de Férrer, funcionará na comunidade rural de Padre Doutor.
Este é um projeto da Igreja Católica, onde serão abrigados dependentes químicos do sexo masculino, que passarão por tratamentos de terapias ocupacionais e de espiritualidade. Inicialmente está previsto o acolhimento de 10 pessoas. Após uma reforma, de acordo com projetos elaborados pela direção, o número de vagas irá aumentar.
?Gostaríamos que a comunidade formiguense também estivesse envolvida com a gente neste projeto. È importante destacar, que o trabalho não será somente com os dependentes, mas toda a família será envolvida?, diz o membro da Comunidade Sacramento de Amor, Raimundo André Leão.
As pessoas que quiserem ajudar com doações podem entrar em contato com a casa paroquial São Vicente de Férrer, situada na Praça São Vicente de Férrer, nº2, ou pelo telefone: (37) 3322 ? 2131.

Projeto Força para Vencer
O projeto ?Força para Vencer? pertence à igreja Batista Vale das Bênçãos e funcionará na comunidade rural de Papagaios.
A instituição também tem como proposta acolher os dependentes químicos, com o objetivo de resgatar sua dignidade, buscando libertá-los de vícios para que exista uma reinserção social. O projeto foi criado pela equipe da igreja, para recuperação de pessoas do sexo masculino, em situação de risco social e pessoal relativos a drogas e álcool.
?Esse é um trabalho da igreja que estamos dando continuidade, agora com o lugar próprio?, diz o pastor Alvim Sudário da Silva. ?Nosso objetivo é fazer um trabalho com o dependente lá na casa (chácara), e na cidade com a família dele. È muito importante à família de um ex-viciado estar preparada para recebe-lo novamente?, ressalta o pastor.
Na chácara o interno participará de todas as atividades como terapia ocupacional: horticultura, suinocultura, avicultura e serralharia. È também oferecido o lazer como futebol e caminhada, jogos e além de vídeos direcionados.

COMPATILHAR: