O frio em Formiga voltou com força total. Nesta segunda-feira (18) o município registrou a temperatura mais baixa do ano, 6°C, segundo o site de meteorologia Climatempo, com registro de geada em alguns pontos da cidade.  Segundo postagens nas redes sociais, por volta das 9h, ainda era possível encontrar pontos cobertos pela geada na cidade.

A temperatura máxima nesta segunda deve chegar aos 23°C, com umidade relativa do ar em torno de 24%, o que coloca a cidade em estado de alerta. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o índice ideal de umidade é de 60% e abaixo dos 30% aumentam consideravelmente os riscos de problemas respiratórios.

O frio também bateu recordes em Belo Horizonte, onde os termômetros marcaram 9°C e no Sul de Minas, com a ocorrência de geadas em pontos isolados. Em Monte Verde, distrito de Camanducaia, a mínima registrada durante a madrugada foi de -3,4 graus, temperatura mais baixa em todo o estado de Minas Gerais em 2016, segundo o Inmet. Já em Maria da Fé, os termômetros marcaram -2,6 graus.

De acordo com especialistas, a queda nas temperaturas se dá pela chegada de uma massa de ar polar vinda do sul do país.

Durante a semana, os termômetros devem marcar mínima de 7°C e máxima de 23°C em Formiga, Arcos e Córrego Fundo. Em Pains, as temperaturas devem variar entre 13°C e 27°C.

Imagem feita na zona rural de Formiga (Foto: Reprodução Whatsapp)

COMPATILHAR: