Destaque|Formiga

Formiga registrou mais de 50 focos de incêndio no primeiro semestre deste ano

Foto: CBMMG

Redação Últimas Notícias 

De janeiro a julho deste ano, Formiga registrou 62 focos de incêndios. De acordo com o Corpo de Bombeiros, foram registrados 50 atendimentos na zona urbana e 12 na zona rural. No ano passado, foram registrados 64 casos no mesmo período.

Já em Minas Gerais o número de queimadas é alarmante. Em apenas um mês, o número de incêndios em vegetações de Minas praticamente dobrou. Neste ano, os casos saltaram de 677 em abril para 1.326 em maio. A situação é de alerta, pois a época mais crítica das ocorrências só está começando e vai até novembro.

Na tentativa de reforçar o combate ao fogo e reduzir os estragos, o Corpo de Bombeiros irá utilizar drones para monitorar as áreas mais afetadas. Inicialmente os equipamentos serão utilizados em Belo Horizonte e cidades vizinhas, porém, se houver necessidade, o aparelho será levado para o interior.

De acordo com o Cobom, a ideia é expandir a tecnologia para as outras 70 unidades dos bombeiros instaladas no Estado.

América do Sul

Nessa semana, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgou um ranking de queimadas na América do Sul. O Brasil figura o primeiro lugar na classificação.

No período de seca deste ano foram registrados 21.317 casos no país. O estado com maior número de focos de incêndio é Mato Grosso, com 5.224 casos. Já em São Paulo, o número de casos dobrou em comparação ao ano passado, passou de 554 para 1.184 no mesmo período.

A tendência ainda é de elevação neste número de queimadas, pois a estação seca sobre Sudeste e Centro-Oeste ainda não terminou. Do ponto de vista da climatologia, o retorno das chuvas para a região central do Brasil tem início no final do mês de setembro.

Com o ar seco predominando e as temperaturas subindo ao longo das tardes, temos a combinação perfeita para o aumento no número de queimadas. Desta forma o Cobom divulgou dicas importantes para prevenir queimadas, confira:

– Ao trafegar pelas estradas e rodovias, não lance pontas de cigarro pela janela do veículo, pois com a baixa umidade desse período, a vegetação seca se incendeia com muita facilidade.

– Ao realizar acampamentos, seja bastante cuidadoso na hora de acender fogueiras, velas e lampiões. Só acenda as fogueiras após limpar bem o local, retirando completamente a vegetação em volta. Procure fazer sua fogueira em local aberto, como por exemplo, numa clareira ou à beira do rio, para que o fogo não prejudique os galhos e folhas das árvores que estejam em volta ou acima dela. Quando não for mais utilizar a fogueira, certifique-se que as brasas estão apagadas e resfriadas. Se possível, enterre as sobras de material (carvão, brasas e cinza). Não jogue os restos da fogueira no rio. Nunca se ausente do acampamento, deixando para trás a fogueira acesa ou com torrões em brasa.

– Não jogue lixo em qualquer lugar. As latas de metal, os cacos e garrafas de vidro podem se aquecer ao sol e acabar dando origem às queimadas.

– Não solte balões, além de perigoso é crime conforme a Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal nº 9605/98). O balão pode cair aceso em florestas, residências e indústrias, produzindo grandes prejuízos patrimoniais, ameaça ao meio ambiente e até mesmo colocando a integridade física e a vida das pessoas em risco.

– Quando for realizar alguma queima controlada para renovo de pastagem ou para limpeza de alguma área, procure antecipadamente o Programa de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais de Minas Gerais (Previncêndio), que é formada pelo Corpo de Bombeiros Militar, Instituto Estadual de Florestas, Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Polícia Militar, Polícia Civil, Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, Prefeitura Municipal e parceiros privados.

 

 

Fonte: Com portais de Notícias ||