Redação Últimas Notícias 

O número de casos prováveis de dengue em Formiga se aproxima dos 700. A informação é da Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com a pasta, até o momento, foram registrados 45 resultados positivos.  O boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG), divulgado na segunda-feira (29), aponta uma incidência de 758,07; taxa considerada muito alta para a doença.

Em relação à infestação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela, a Secretaria de Saúde informou que foram registrados altos índices de foco em toda a cidade.

Combate ao mosquito

Durante todo o ano, a Secretaria de Saúde desenvolve ações para controlar o índice de infestação do vetor e, consequentemente, evitar que ocorra aumento de pessoas infectadas. Palestras, blitz educativa, fiscalização de caixas de água destampadas, ações nas escolas, mutirões de limpeza, dentre outras atividades. “Quando temos algum bairro com índice ou número de notificações alto, intensificamos e direcionamos ações para a localidade. Atualmente, com o número de notificações elevadas, estamos trabalhando intensamente nos mutirões de limpeza”, informou a pasta.

A secretaria ressalta ainda, a falta de colaboração da população. “Infelizmente, a população colabora pouco. Recolhemos os recipientes e, quando voltamos, encontramos outros na maioria dos imóveis. Estamos empenhados ao máximo para realizar todas as ações que devemos fazer além de programar e executar ações complementares, mas sem a ajuda da população fica impossível controlar a transmissão das doenças causadas pelo mosquito”.

Região Centro-Oeste

Arcos continua como o município da região Centro-Oeste que apresenta o maior número de casos prováveis com 2.754  notificações. Em segundo lugar no ranking está Nova Serrana, com 997 casos prováveis da doença.

Ao todo, os 54 municípios que integram a Superintendência Regional de Saúde (SRS) em Divinópolis registraram 10.421 casos prováveis no ano.

Morte por dengue em Minas

Nos primeiros quatro meses de 2019, o número de mortos em decorrência da dengue em Minas Gerais aumentou em 75% em comparação com os doze meses do ano passado. São 21 óbitos confirmados, contra 12 em 2018. O balanço da SES/MG ainda informa que há 66 óbitos sob investigação.

De acordo com a secretaria, o município que mais registrou mortes foi Uberlândia (8) seguido por Betim (7), Unaí (2) Arcos, Frutal, Ibirité e Paracatu (um óbito cada).

Em sete dias, o Estado registrou 25 mil novos casos prováveis da doença. No boletim divulgado na semana passada, eram 140.754 registros. Já no informe dessa semana, foram apresentados 165.853 registros de suspeitas. Conforme a SES, 577 cidades mineiras já registraram ao menos um caso da doença.

Cento e vinte e três municípios estão com incidência muito alta para dengue.

Zika vírus e febre chikungunya

No boletim, a pasta também atualizou as informações sobre a febre chickungunya e o zika vírus. No caso da febre, são 1.414 diagnósticos. Entretanto, até o momento, nenhuma morte pela doença foi confirmada. Já sobre o zika vírus, são 497 casos prováveis que foram notificados. Destes, 164 casos ocorreram em gestantes.

Formiga, até o momento, registrou um caso de chikungunya e dois de zika. A incidência das duas doenças na cidade é baixa.

 

 

Fonte: Com portais de notícias ||

COMPATILHAR: