Já estão selecionadas as músicas dos cantores que concorrerão ao troféu Lamartine Babo e R$190 mil em prêmios no 41º Festival Nacional da Canção, o maior evento do gênero no Brasil, que está ocorrendo em seis cidades mineiras desde o dia 29 de julho.
Dividido em cinco etapas eliminatórias, o 41º Fenac ocorreu nos dias 29 e 30 de julho em Extrema, 5 e 6 de agosto em Pouso Alegre. Nesta sexta e sábado (12 e 13) será a vez de a cidade de Varginha sediar o festival. Já no próximo fim de semana (sexta e sábado (19 e 20), Formiga receberá mais uma etapa do festival. O evento ocorrerá na praça São Vicente Férrer. A última cidade a receber o evento musical será Itajubá, nos dias 26 e 27 de agosto.
De acordo com a secretária de Cultura, Maria Andrada, neste ano o festival contará com novidades na parte da gastronomia. ?A equipe da Maçonaria é a responsável pela parte de alimentação. Este ano, a Tânia do Buffet nos procurou e se disponibilizou a montar outras barracas com variados cardápios. As vendas serão revertidas em prol do Asilo São Francisco de Assis?, ressaltou a secretária.
Das 141 músicas classificadas, apenas seis serão selecionadas para a semifinal que ocorrerá em Boa Esperança. As duas semifinais serão nos dias 2 e 3 de setembro e a apresentação das 10 finalistas no dia 4 de setembro.
Ao todo foram pouco mais de 3 mil músicas inscritas de 17 estados diferentes e, dentre elas, 141 composições permaneceram após a triagem feita por uma comissão especialmente convidada para esta fase.
Nas seis cidades sedes do Festival Nacional da Canção a população tem acesso gratuito às mostras de cinema, teatro, dança, artes plásticas, música nas ruas e praças. O concurso literário ?Jovens Compositores? será realizado nas escolas de primeiro e segundo graus dos municípios. As poesias vencedoras serão publicadas nos livros de música do evento.
Com uma vitoriosa história de 41 anos, o Festival Nacional da Canção é hoje o principal palco para os grandes talentos da MPB. Sem restrições a gêneros, épocas e ritmos o festival é uma união cultural que reflete a cara do país. Ele recebe o apoio das leis federal a estadual de incentivo à cultura.

Comentários
COMPATILHAR: