O informe epidemiológico da gripe divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) nesta sexta-feira (17) confirmou um caso de Influenza A (H1N1)pdm09 em Formiga. Em todos os 54 municípios que integram a SRS, foram notificados 28 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Destes, três evoluíram para óbitos nas cidades de Divinópolis, Carmo do Cajuru e São Gonçalo do Pará.

Além do caso confirmado para Influenza A (H1N1)pdm09, foram confirmados seis casos de SRAG por outros vírus respiratórios, 13 casos de SRAG não especificada, com três óbitos. Outros oito casos de SRAG estão em investigação.

O caso registrado de Influenza A (H1N1)pdm09 em Formiga não evoluiu para óbito. Segundo a assessoria da comunicação do município, o caso foi registrado há cerca de um mês em uma criança de seis anos, que se recuperou e já está bem.

SRAG em Minas Gerais
Conforme a SES-MG, foram notificados 945 casos de Srag em todo o Estado. Destes, 39 foram confirmados como influenza e outros 100 casos foram confirmados como outros vírus respiratórios. Os demais casos seguem em investigação.

Dos casos confirmados por influenza, 38 foram confirmados como Influenza A e apenas um caso foi confirmado como Influenza A. Dentre os vírus A, o subtipo (H1N1)pdm09 foi identificado em 33 dos casos. Outros quatro casos são de Influenza A não subtipado e um caso foi notificado como Influenza A não subtipável.

Ao todo, foram registrados 91 óbitos por SRAG em Minas Gerais dentre os casos notificados. Das 91 mortes, 11 apresentaram associações a vírus respiratórios. Destes casos associados à vírus respiratórios, uma foi ocasionada pela Influenza A(H1N1)pdm09, em Belo Horizonte, e uma pelo vírus Influenza A não subtipado em Juiz de Fora. Outras nove notificações foram associadas a outros vírus respiratórios.

 

Fonte: G1 ||https://g1.globo.com/mg/centro-oeste/noticia/2019/05/17/formiga-tem-o-1o-caso-confirmado-de-influenza-veja-o-tipo-da-doenca-destacado-pelo-boletim-e-a-situacao-de-outras-cidades.ghtml

COMPATILHAR: