A coordenação do Formiguei está preparando várias atividades para comemorar sua fundação e o Dia Internacional do Orgulho Gay. Serão três dias com eventos que buscam mostrar a luta e o dia a dia da minoria LGBT que há tempos busca seu espaço na sociedade.
Na próxima quinta-feira (24), será realizada a Assembleia de Fundação da Associação, quando serão eleitos a diretoria e os conselhos fiscal e de ética. Após a sessão no plenário da Câmara Municipal, os presentes irão participar do 1º Arraial da Diversidade na área externa da Casa do Engenheiro.
O 1º Arraial da Diversidade é uma festa junina típica com comidas e bebidas da época, além do som das tradicionais Festas de São João e fogueira. Seu cardápio inclui pratos como churrasquinho, feijão tropeiro, milho verde cozido, caldos, canjica, beijo quente e bebidas quentes como quentão, choconhaque, chocolate quente e também, como não pode faltar, cerveja, refrigerante e água.
No sábado (26), na praça Getúlio Vargas estarão expostos painéis contando a história do movimento moderno LGBT que começou em 1969, em Nova York, no bar Stonewall Inn e se espalhou pelo mundo chegando ao Brasil, o país com a maior parada LGBT do planeta.
Já no dia 28 de junho, considerado o Dia Internacional do Orgulho Gay, o presidente do Formiguei irá fazer uso da Tribuna da Câmara para apresentar aos vereadores e à população, o Movimento pela cidadania LGBT na cidade de Formiga (Formiguei) e prestar homenagem ao Dia do Orgulho. A partir das 19h, será exibido no Auditório Odette Khouri, o filme ?Milk ? A Voz da Igualdade?, que conta a história do primeiro político norte-americano assumidamente gay assassinado por um colega de bancada.
É necessário ocupar todos os espaços com o intuito de conscientizar sobre a questão da livre orientação sexual e dos direitos humanos de cada cidadão, seja ele homossexual, heterossexual, negro, índio e deficiente. Temos que tornar realidade o que nossa Constituição Cidadã prognosticou em seu Artigo 3º: ?Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil construir uma sociedade livre, justa e solidária, promovendo o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação?, comentou o coordenador Tales Tagliaferri.

COMPATILHAR: