Repetindo o resultado nos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) de 2010, a aluna do Colégio Losango de Formiga (Anglo) Mariana Ribeiro Teixeira conquistou o 3º lugar na etapa estadual, última fase dos jogos, trazendo para casa a medalha de bronze.
A competição ocorreu em Juiz de Fora na quarta e quinta-feira (10 e 11) desta semana. Mariana disputou o módulo II feminino no torneio de xadrez contra a campeã brasileira na categoria, Fernanda dos Santos Rodrigues. Ela é natural de Belo Horizonte e joga pelo Sesi/SP.
O professor de xadrez Alex Arouca, que acompanhou Mariana Teixeira nos jogos, destaca a boa performance da aluna: ?Duas vezes 3ª colocação do Estado não é fácil não. E este ano o nível estava muito maior, presença de jogadores da capital e de campeões brasileiros?, ressalta.
Alex Arouca contou que o bom desempenho de Mariana nos jogos lhe rendeu um convite para integrar uma equipe de xadrez feminino em Hortolândia, interior de São Paulo. A equipe paulista tem como técnico Wilian Idrani, que foi professor em um curso de especialização em xadrez na Unicamp, cursado por Alex.
Segundo ele, Mariana participará da equipe como profissional. A ida da aluna para a equipe paulista dependerá de alguns fatores, já que ela está no 3º ano do ensino médio, preparando-se para vestibulares. ?Mas o importante é ter recebido o convite, mostra que ela fez por merecer?, enfatiza Alex.
O colégio Anglo ficou em 3º lugar na classificação por escolas.
A competição estadual de xadrez também teve a participação da formiguense Thaís Oliveira Fernandes, aluna da Escola Estadual Professor Joaquim Rodarte.

COMPATILHAR: