O formiguense Alex Arouca fez sua estreia como árbitro de xadrez da Federação Mineira de Xadrez (FMX), atuando em sua primeira competição oficial. O Campeonato Mineiro Absoluto de Xadrez-Clássico / 2011 – Fase Classificatória – Etapa Itaúna, ocorreu no SESI em Itaúna, no final de semana.
O torneio com um alto nível de competidores contou com a presença de 11 enxadristas ranquiados pela Federação Internacional de Xadrez (Fide), entre eles, o mestre internacional da Fide, Roberto Molina, que foi o vencedor do torneio.
Outros dois formiguenses participaram do torneio como jogadores: Mariana Teixeira ficou com a 9ª colocação e Ludwig Arouca em 14º lugar. Ambos estão classificados para a próxima fase do Campeonato Mineiro Absoluto de Xadrez-Clássico / 2011.
Paralelamente ao torneio, ocorreu também uma etapa classificatória do Campeonato Mineiro de Xadrez Amador / 2011, que contou com a presença do formiguense Eduardo Trevisan, que também se classificou para a próxima fase, com o 2º lugar alcançado em Itaúna.

COMPATILHAR: