A fé e a rica tradição religiosa de Formiga-MG foram honradas com um gesto especial de Roma. O Irmão Rodrigo Alves Fernandes, eremita da Venerável Ordem de Nossa Senhora do Monte Carmelo, recebeu em pergaminho a Bênção Apostólica concedida diretamente pelo Santo Padre, o Papa Leão XIV.
A bênção pontifícia marca a celebração de sua Profissão Religiosa, realizada em julho deste ano, na histórica Igreja do Carmo, em Sabará-MG. A cerimônia de consagração contou com a presença do Frei Petrônio de Miranda, delegado da Ordem.
O documento, é um sinal de comunhão e carinho do Sucessor de Pedro, foi assinado no dia 1º de outubro de 2025 na Esmolaria Apostólica, no Vaticano, data em que a Igreja celebra Santa Teresinha do Menino Jesus, carmelita como o Irmão Rodrigo.
Uma vida dedicada à fé e à cultura
O Irmão Rodrigo Alves Fernandes, que reside atualmente no bairro Quinzinho, em Formiga-MG, na casa de seus pais devido à saúde um tanto debilitada, é uma figura conhecida e respeitada na cidade por sua dedicação religiosa e cultural.
Além de seus diversos trabalhos pastorais na Igreja, ele é uma referência na cultura do Reinado do Congo e da Folia de Reis em Formiga. Seu compromisso com a preservação da memória e da arte sacra é evidente em seu trabalho como curador da Casa do Presépio e do presépio local, uma peça histórica com mais de 100 anos.
Atualmente, o carmelita concilia sua vida religiosa e o cuidado com a saúde com os estudos, cursando o Técnico em Administração na Escola Jalcira Santos Valadão.
O recebimento da Bênção Apostólica reforça o papel de Formiga, “cidade de berço religioso”, que tem se destacado por gerar inúmeras vocações para a Igreja, incluindo padres, irmãos, freiras e bispos, o que a comunidade local atribui à perseverança e à oração dos fiéis que “pedem operários para a messe”.











