Será lançado amanhã, na Academia Mineira de Letras em Belo Horizonte, a biografia do escultor formiguense Sinfrônio Rezende. O livro, intitulado ?Sinfrônio Rezende ? O Escultor da Esperança? tem o prefácio assinado pelo desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, Roney Oliveira, e a orelha escrita pelo jornalista Dídimo Paiva.
Ao longo de 100 páginas, divididas em oito capítulos, o livro narra as histórias de Sinfrônio que, segundo ele próprio, poderão despertar a ira de muitos, ou, simplesmente, a admiração. O livro também traz os ?causos? e pensamentos do escultor, um homem que, apesar das agruras da vida, ainda mantém acesa a chama da esperança.
Sinfrônio Rezende nasceu em Formiga, no dia 30 de janeiro de 1918, mas foi criado em Cláudio, Minas Gerais, onde viveu até os 15 anos, quando se mudou para Belo Horizonte. Não terminou o primeiro grau e na capital mineira começou a trabalhar como vendedor de galinhas em troca de moradia e um pequeno salário. Nessa época se tornou amigo de um vizinho que possuía uma oficina de escultura ornamental, o artista Alfredo Morandi. Lá, começou a se interessar pela arte e manusear os primeiros instrumentos.
O livro foi escrito em parceria com o jornalista Hudson Brandão, que foi repórter político da sucursal mineira da Folha de São Paulo; repórter e editor do Diário do Comércio; repórter e comentarista da TV Bandeirantes; repórter, comentarista e editor responsável da TV Alterosa e também professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC).
A solenidade de lançamento será na sede da Academia Mineira de Letras, na rua da Bahia, nº. 1466, bairro Lourdes, em Belo Horizonte, a partir das 20 horas.

COMPATILHAR: