A Prefeitura anunciou nessa quinta-feira (31) que oferecerá gratuitamente exames de mamografia e core biopsy (coleta de amostra) para as mulheres abaixo de 50 anos e que apresentarem suspeitas de câncer de mama.

O anuncio foi feito na cerimônia de encerramento da campanha “Outubro Rosa”. De acordo com a administração municipal, uma licitação será realizada no dia 12 de novembro para contratação do serviço. A Prefeitura usará de recursos próprios para realização dos exames.  “Os exames de mamografia serão fornecidos às pacientes fora da faixa etária preconizada pelo Ministério Público, desde que haja indicação clínica com suspeita de câncer de mama, conforme diretrizes do Ministério da Saúde, consta no processo licitatório publicado nesta semana, que garante ainda que os procedimento deverão ser realizados em Formiga”.

O projeto afirma também o direito ao exame de core biopsy, que é a coleta de amostra do nódulo para confirmação ou não da doença. Esse exame será ofertado para todas as mulheres formiguenses independente de faixa etária. “Toda e qualquer paciente do município de Formiga, a partir do momento que for avaliada pelos médicos das Unidades Básicas de Saúde, ginecologista da rede SUS do município de Formiga e/ou serviço credenciado SUS, apresentando situação clínica de risco, deverá ser encaminhada imediatamente ao médico mastologista do Município, para avaliação”, garante o processo licitatório.

Atualmente a mamografia é oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) apenas para mulheres consideradas em grupo de risco, ou seja, com mais de 50 anos. As formiguenses nessa faixa etária têm de fazer o procedimento na cidade de Santo Antônio do Monte, pólo de referência para a realização do exame na região.

As pacientes precisam se deslocar para Samonte, pois o mamógrafo da Secretaria de Saúde de Formiga está parado há cerca de cinco anos. Entre 2014 e o início deste ano, as formiguenses tinham que arcar por conta própria a ida à cidade vizinha. O transporte de pacientes foi normalizado apenas em fevereiro.

 ‘Outubro Rosa’

O evento de encerramento do “Outubro Rosa” foi realizado no auditório Odete Khouri e contou com a participação de profissionais de diversas áreas da saúde. Além do prefeito Eugênio Vilela, também fizeram uso da palavra o secretário municipal de Saúde, Leandro Pimentel, e o médico mastologista da Secretaria Municipal de Saúde, Carlos Eduardo Senne de Moraes, que realizou uma palestra sobre prevenção, autoexame e diretrizes do SUS.

“É sempre importante lembrar que a prevenção é o melhor caminho. A mulher deve conhecer o próprio corpo, fazer sempre o autoexame da maneira correta e fazer o acompanhamento no posto de saúde da sua região”, comentou o doutor Carlos Eduardo. Cerca de 150 pessoas participaram do evento.

COMPATILHAR: