A Semana do Engenheiro foi comemorada pela Faculdade Pitágoras, em Divinópolis, com a realização da Semana de Tecnologia e Engenharia (Sate) entre os dias 10 e 12 deste mês. O evento contou com um total de 63 atividades (palestras e minicursos), nas quais, variados temas foram abordados.

Diversos professores, mestres e doutores que se destacaram em suas respectivas áreas de atuação, foram convidados a dividirem com os demais participantes suas experiências e notório saber, por meio de palestras e minicursos que contaram, em média, com a presença de 60 participantes em cada sala de conferência.

Dentre estes, três jovens formiguenses de reconhecida competência, também participaram e com a experiência vivenciada nas áreas em que atuaram em Formiga, somando-se a isto os conhecimentos adquiridos durante anos de estudos acadêmicos, discorreram sobre:

A anfitriã, professora Sylvia Carla Candea, ladeada pelas três formiguenses (foto: divulgação)

Sistema Construtivo e Gerenciamento de Aterros Sanitários: Palestra ministrada por Nathália Pereira de Jesus, graduada em Engenheira Ambiental e Engenharia Civil pelo Unifor-MG e que atualmente cursa mestrado no IFMG campus Bambuí. Natália é servidora pública municipal, lotada na Secretaria de Gestão Ambiental.

Tratamento de Rios por Renaturalização: minicurso ministrado pela bióloga Lilian dos Reis Souza, graduada pela Escola Superior em Meio Ambiente, em Iguatama. Lilian também faz Mestrado no IFMG campus Bambuí e atua no Instituto Estadual de Florestas (IEF), cedida pelo município de Formiga.

Efluentes Tratados em Sistemas Agrícolas: minicurso ministrado por Aline dos Reis Souza, Engenheira Ambiental formada pelo Unifor-MG, que prestou relevantes serviços ao município quando atuou no Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). Atualmente faz doutorado na Universidade Federal de Lavras (UFLA).

COMPATILHAR: