Os formiguenses José Antônio Firme, presidente do Conselho Municipal de Identidade Negra (Comin), Camila Rita e Telma Rodrigues, da sociedade civil, participam da II Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir). O evento teve início nesta quinta-feira (25) e termina no domingo (28), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.
A conferência foi lançada em 12 de março, em cerimônia no Palácio do Planalto. Desde então, sob coordenação da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR/ PR) e do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial, teve início um grande processo de mobilização nacional, envolvendo conferências municipais, estaduais e consultas às comunidades tradicionais de terreiros, quilombolas, indígenas e de etnia cigana.
O objetivo da conferência é ampliar o diálogo e a cooperação entre órgãos e entidades governamentais e não governamentais de promoção da igualdade racial, na qual deverão ser apontados possíveis ajustes nas políticas de igualdade em curso, e fortalecidas suas relações com as políticas sociais e econômicas em vigor.
Os temas abordados no encontro serão: saúde, educação, terra e habitação, trabalho e renda, segurança e justiça e política internacional.
Os delegados são eleitos nas etapas estaduais, respeitando a cota definida com base no tamanho da população de cada região e distribuída entre a sociedade civil, governos municipal e estadual, além de parlamentares.
José Antônio é o único representante do governo da região Centro-Oeste, escolhido na conferência estadual.

COMPATILHAR: