Redação Últimas Notícias 

Com o objetivo de aproximar o Judiciário da comunidade, o Fórum Magalhães Pinto em Formiga lançará, na próxima semana, o programa “Conhecendo o Judiciário”.

O programa foi criado em 1999 pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) com o intuito de esclarecer as funções do Poder Judiciário e contribuir para a formação da cidadania de crianças, jovens e adultos. Palestras, julgamentos simulados, visitas orientadas ao Tribunal de Justiça e aos Fóruns das comarcas do Estado são algumas das atividades do programa.

Em Formiga, a iniciativa de implantar o programa é do juiz diretor do Foro, Rodrigo Márcio de Sousa Rezende, sob a coordenação do juiz titular da 1ª Vara Cível, Dimas Ramon Esper. Os magistrados solicitaram a implantação do programa ao presidente do TJMG, desembargador Nelson Missias de Morais.

No programa serão atendidos alunos do ensino básico, universitários e associações de classe. O “Conhecendo o Judiciário” oferece quatro atividades:

  • Visita Orientada ao Fórum, para alunos do ensino fundamental;
  • Juízes vão às Escolas, para alunos do ensino médio;
  • Encontro Universitário, para estudantes de qualquer curso superior;
  • TJ Sênior, para o público com idade acima de 60 anos.

“A participação efetiva de juízes de Direito tem possibilitado a aproximação do Judiciário com a população. Magistrados da capital e das comarcas que já implantaram o programa têm visitado as escolas, levando informações sobre a Justiça e promovendo rico debate entre os alunos”, ressaltou o Fórum em nota.

Outros grupos que tiverem interesse em participar do programa, podem entrar em contato com a direção do Foro pelo telefone (37) 3321-1636 ou no próprio Fórum localizado à rua Silviano Brandão, 102, Centro.

O programa será lançado no município na próxima terça-feira (7), às 9h30 no Fórum Magalhães Pinto. De acordo com a comarca, serão convidados para a solenidade educadores, autoridades locais e imprensa.

 

 

 

COMPATILHAR: