A semana começou com alertas de chuva forte e risco de temporais em praticamente todas as áreas das regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, segundo a previsão da Climatempo. A combinação entre calor intenso, alta umidade e a aproximação de uma nova frente fria aumenta significativamente as chances de tempestades.
Regiões em alerta nesta segunda-feira (13)
O risco é mais elevado nesta segunda-feira (13) para o estado de São Paulo, especialmente no interior, no litoral sul, no Vale do Paraíba e também na região Serrana do Rio de Janeiro. Em Minas Gerais, as áreas sob maior atenção são a Zona da Mata, o Sul de Minas e o Triângulo Mineiro.
No Centro-Oeste, a previsão indica possibilidade de temporais no sul e sudeste de Goiás e nas regiões central, leste e nordeste de Mato Grosso do Sul.
Por outro lado, algumas áreas devem ficar fora do risco de chuva intensa nesta segunda: o Vale do Rio Doce e o Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, além do centro e norte do Espírito Santo, incluindo a Grande Vitória. No sul capixaba, no entanto, pode chover de forma moderada a forte.
Semana será marcada por instabilidade
Ao longo da semana, a expectativa é de formação de nuvens carregadas (cumulonimbus) em boa parte do Sudeste e do Centro-Oeste, devido à manutenção do calor e da umidade. Essas nuvens têm potencial para gerar chuvas volumosas em pouco tempo, além de ventos fortes e possibilidade de queda de granizo.
A frente fria, que se desloca a partir do Sul do Brasil, deve impactar inicialmente os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, com tendência de avanço para outras áreas. A aproximação do sistema também favorece instabilidades no sul de Goiás, Triângulo Mineiro, Sul de Minas e centro-sul do Rio de Janeiro.
Previsão para os próximos dias
Na terça-feira (14), a frente fria continuará avançando pela costa do Sudeste e deverá atingir o Rio de Janeiro, aumentando o risco de chuva forte também em partes de Minas Gerais, Espírito Santo e Goiás. A previsão indica que o sistema deve alcançar a costa capixaba até a quarta-feira (15).
A semana será de atenção redobrada para moradores das regiões Sudeste e Centro-Oeste, especialmente nas áreas com risco de temporais. A atuação conjunta do calor, da umidade e da frente fria exige cautela, principalmente em áreas urbanas suscetíveis a alagamentos, enxurradas e queda de árvores.
Com informações do Itatiaia