A tempestade de inverno que atinge os Estados Unidos causou a morte de, pelo menos, 38 pessoas. O número anterior era de 29 no sábado (24).

“É uma guerra contra a mãe natureza que nos atingiu com força total”, foi assim que Kathy Hochul, governadora de Nova York, definiu a alteração climática que atinge mais de 200 milhões de americanos.

Além da nevasca, a temperatura chegou a -56ºC com neve chegando a 1,5m de altura. Mais de 2 mil voos nos Estados Unidos foram cancelados por conta da neve e do frio só no sábado (24).

No condado de Erie, em Nova York, o número de mortos chegou a 25 na noite de domingo (25), informaram as autoridades nesta segunda-feira.

Buffalo, cidade situada à beira do Lago Erie, perto da fronteira com o Canadá, foi a área mais atingida. A nevasca que atingiu a região é considerada a pior dos últimos 45 anos.

No Canadá, quatro pessoas morreram após um ônibus capotar em uma estrada congelada perto da cidade de Merritt, província de Colúmbia Britânica, no oeste do país.

É a primeira vez que uma tempestade de inverno é tão extensa na América do Norte — o alcance vai do Canadá até o sul do Estado americano do Texas.

Tempestade no Natal

Cerca de 700 mil pessoas ficaram sem energia na manhã de sábado (24). Chamada de Elliot, a tempestade causou fortes nevascas e ventos congelantes frustrando os planos de Natal de milhões de americanos.

Os sistemas de energia em todo o país estão sobrecarregados pelo aumento da demanda por calor e danos causados ​​por tempestades nas linhas de transmissão.

Números mais recentes de interrupções representam uma queda acentuada em relação aos 1,8 milhão de residências e empresas dos EUA sem energia desde o início da manhã de sábado, de acordo com o site de rastreamento Poweroutage.us.

Muitas empresas elétricas pedem que clientes economizem energia, não liguem grandes aparelhos e desliguem luzes desnecessárias.

Após varrer o Oeste do país, a tempestade deve atingir neste fim de semana a costa leste americana, causando o Natal mais frio dos últimos anos na região.

Fonte: G1

COMPATILHAR: