A capacitação sobre Previdência Rural começa às 8h desta quarta-feira (29); no total, são 16h de treinamento. Do Sindicato dos Produtores Rurais de Formiga participará a técnica contábil Maria Gorete Teixeira Cunha.

Os funcionários de Sindicatos de Produtores Rurais da região de Divinópolis receberão um treinamento na rotina da Legislação Previdenciária Rural, que ocorrerá no Sesc de Bom Despacho nos dias 29 e 30 de julho. O evento é gratuito e realizado pelo Sistema Faemg/Senar Minas (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais/Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) em parceria com a Receita Federal e o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

Segundo informações do Senar Minas, 31 funcionários de sindicatos de municípios que pertencem à zona de abrangência da Gerência Executiva do INSS de Divinópolis estão inscritos para participar do treinamento. Esses funcionários são das cidades de Abaeté, Alpinópolis, Bambuí, Bom Despacho, Candeias, Carmo da Mata, Carmo do Cajuru, Cláudio, Divinópolis, Formiga, Itamogi, Lagoa da Prata, Luz, Martinho Campos, Moema, Monte Santo de Minas, Morada Nova de Minas, Pains, Papagaios, Pará de Minas, Passos, Pimenta, Pitangui, Piumhi, Pompeu, Santo Antonio do Monte, São Roque de Minas e São Tiago.

De acordo com o assistente de arrecadação do Senar Minas, Isaías de Souza Claudiano, o treinamento dos funcionários vai trazer mais suporte ao produtor rural. ?É uma prestação de serviços aos associados dos Sindicatos dos Produtores Rurais, com uma orientação de atualização e de novos conhecimentos sobre os temas da Previdência Rural? /, ressalta.

Os palestrantes que vão ministrar o curso são o coordenador do Programa de Educação Previdenciária do INSS de Divinópolis, Genésio Magalhães, e o auditor fiscal da Receita Federal do Brasil, Osmany Amaral.

Conforme o assistente de arrecadação, este é o sétimo treinamento, o qual será realizado em todas as 13 Gerências Regionais do INSS de Minas. O evento também faz parte do Programa Cidadania Rural, criado pela Faemg e pelo Senar, em parceria com a Previdência Social.
Confira abaixo os temas do evento:

Deveres do Produtor Rural na Previdência Social
Identificando os contribuintes /segurados da área rural
Filiação e inscrição na Previdência Rural
Manutenção e Perda da Qualidade de Segurado
Concessão de Matrícula no Cadastro Específico do INSS (CEI)
Formas de Contribuição
Folha de Pagamento do Produtor Rural
Preenchimento de Guias (GFIP e GPS)

Direitos do Produtor Rural na Previdência Social
Benefícios da Previdência Social: Segurados e Dependentes
Identificando os segurados e dependentes
Carência e normas da Previdência Social
Riscos Sociais Protegidos pela Previdência Social
Casos Especiais para Comprovação de Vínculo

Requerendo um benefício: como montar um processo
Documentação necessária
Cálculo de tempo de contribuição

Serviços da Previdência Social (Agência e Internet)
Andamento de Processos
Atualização de endereço de aposentado e pensionista
Auxílio-doença e Agenda para perícia médica
Cálculo de aposentadoria
Cálculo de contribuição e emissão da Guia da Previdência Social (GPS)
Cálculo de Restituição de contribuição
Carta de concessão e memória de cálculo do benefício
Certidão Negativa de Débito (CND).

COMPATILHAR: