A Fundação Hemominas, de Divinópolis, informa as atividades de coleta de sangue e de cadastro voluntário de candidatos à doação de medula óssea que acontecem no mês de julho. Outras informações podem ser obtidas através do call center 155. A chamada é gratuita em todo o Estado.
Os candidatos que não puderem comparecer no dia podem agendar a doação, pelo telefone (37) 3216-6514
No dia 13 de julho, o Núcleo faz campanha de coleta de sangue na cidade de Arcos. A ação será na Fundação Municipal de Saúde (Fumusa), localizada à rua Getúlio Vargas,149, Centro. O horário de atendimento aos candidatos será das 8h às 13h30 com previsão de atendimento de 180 candidatos.
No dia 15 de julho, quinta-feira, acontece o cadastro voluntário de candidatos à doação de medula óssea em Itaúna. O evento acontece na Associação Voluntária de Apoio ao Combate ao Câncer (AVACCI), localiza à avenida Manoel da Custódia, 1011, São Geraldo. O horário de atendimento será das 8h às 14h.
Doação de sangue
Quem ainda não se vacinou contra a influenza H1N1 deve fazer a doação antes de tomar a vacina. Quem já se vacinou deve aguardar um mês para realizar a doação. Podem doar sangue cidadãos com boa saúde, idade entre 18 e 65 anos, peso acima de 50 quilos, que não tenham ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não tenham tido hepatite após os 10 anos de idade, e que não tenham doença de chagas. Outros critérios serão avaliados durante a triagem clínica. Para realizar o gesto de cidadania, o candidato a doação também deve apresentar um documento oficial com foto e dentro do prazo de validade.
Medula
O transplante de medula óssea é um tipo de tratamento indicado para algumas doenças malignas que afetam as células do sangue. A doação de medula óssea é um gesto extremamente importante que pode representar a continuidade da vida para pacientes com aplasia de medula e leucemias.
Para se cadastrar como candidato à doação de medula óssea é preciso ter entre 18 e 54 anos, boa saúde e não apresentar doenças, como as infecciosas ou as hematológicas. O candidato recebe todos os esclarecimentos sobre o processo de doação e, em seguida, é colhida uma pequena amostra de sangue (de 5 a 10 ml), que será submetida ao exame de classificação da medula (HLA) e enviada ao Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).
No momento do cadastro, é indispensável a apresentação de documento oficial de identidade válido com foto. Durante a coleta da amostra de sangue, o candidato assina um Termo de Consentimento para que seus dados cadastrais, o resultado da tipagem HLA e os outros resultados dos exames de Histocompatibilidade/Imunogenética sejam incluídos no Redome. Quando surgir compatibilidade do doador com algum dos pacientes que aguardam o transplante, novos procedimentos vão garantir a efetivação da doação.
A chance de encontrar um doador com medula compatível entre não parentes é de 1 em 100 mil, devido à miscigenação do povo brasileiro. Para aumentar as possibilidades de transplante, é necessário que o número de candidatos à doação cresça no país. Se for encontrado um doador compatível, o mesmo é convidado a fazer, voluntariamente, a doação (o Inca mantém em sigilo a identidade do paciente).

Comentários

COMPATILHAR: