As despesas dos brasileiros que viajam para o exterior ou fazem compras pela internet em sites estrangeiros bateram recorde em julho e no acumulado de 2010. Segundo dados do Banco Central, foram gastos US$ 1,54 bilhão no mês passado, valor recorde para todos os meses da série iniciada em 1947. Entre janeiro e julho foram US$ 8,6 bilhões, outro recorde. Houve aumento de quase 60% em relação ao mesmo período de 2009 (US$ 5,5 bilhões).
Raul Sampaio, 21, foi um dos que aproveitaram as férias para viajar para a Europa. Ele e o amigo foram à Itália, França e Holanda em mais de um mês de viagem. Apesar de não gastarem com estadia, pois ficaram em casas de parentes, os estudantes aproveitaram a valorização do real para fazer compras. Eu coleciono discos e comprei cerca de mil reais em vinis, conta o estudante de direito.
Com a passagem de ida e volta para a Itália, o estudante de direito gastou mais R$1.800. Já para viajar de um país para o outro no continente europeu, foram apenas R$ 590. Hoje, existem muitas companhias aéreas menores na Europa que cobram bem mais barato. Isso facilita muito pra gente conhecer mais países, explica.
Motivos
De acordo com a Associação Nacional de Agências de Viagens em Minas (Abav-MG), a estabilização do câmbio em um patamar abaixo de R$ 2 e o crescimento da renda têm sido fatores importantes para aumentar esses gastos.
Tivemos um aumento de 20% no número de vendas de pacotes turísticos para o exterior em julho, na comparação com o mesmo mês de 2009, ano que apresentou desempenho fraco por causa da gripe A. Na época, muitos pacotes foram cancelados, principalmente para a América do Sul, explica José Maurício de Miranda Gomes, presidente Abav-MG.
Ainda de acordo com Gomes, com o melhor desempenho da economia, a classe C também começou a viajar para o exterior. Antes, esse público ficava somente com os pacotes nacionais, principalmente o litoral do país. Agora, a procura por roteiros que incluem a América do Sul aumentou bastante, analisa. Para atender a esse novo público, as agências tiveram que se adaptar, oferecendo opções de pacotes mais simples.

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