Você já ouviu falar do golpe do falso comprador? No novo episódio da série “É Golpe?”, o Fantástico faz um alerta contra mais esta armadilha perigosa para quem quer vender produtos pela internet.

O negócio começa em um site conhecido, mas os criminosos mandam um email falso para dizer que a compra foi feita e o pagamento efetuado. É mentira.

“Os fraudadores usam a mesma fonte, as mesmas cores, o logo da empresa, e geralmente o endereço também. O domínio é similar ao que seria utilizado. E isso acaba enganado a vítima”, destaca o delegado Alexandre Protopsaltis.

Para receber o produto, a estratégia dos criminosos é usar o serviço de entregas de aplicativos. O delegado explica que eles usam um perfil falso para fazer a solicitação, o que dificulta para que eles sejam rastreados.

O Fantástico conversou com representantes de sites de vendas e especialistas para entender como se proteger desse tipo de golpe. Veja as dicas:

  • Olhar se o dinheiro realmente caiu na sua conta e só aí você libera.
  • Não faça negociações por email.
  • Agir sempre dentro da plataforma. Os bandidos fazem questão de só conversar fora da plataforma de compra e venda por uma razão muito simples: o fraudador quer usar um aplicativo de mensagem onde ele não seja rastreado.
  • Nunca dê seus dados pessoais. Eles não são solicitados para fazer nenhuma transação.
  • Não existem parcerias com aplicativos de entrega via motoristas. Desconfie.

Fonte: G1

Comentários