Uma reunião foi realizada na tarde dessa terça-feira (17) em Arcos. No encontro, ficou definido quepraticamente todas as secretarias da administração municipal estarão empenhadas na nova campanha contra o mosquito Aedes aegypti, a qual a Prefeitura pretende implantar até o final deste mês. Vale lembrar que o inseto é o transmissor da dengue, da chikungunya e zica.

Ainda sem nome definido, a campanha pretende abranger toda a comunidade. Um ponto positivo é que as ações começarão mais cedo neste ano, antes mesmo da chegada do período chuvoso. “Essa prevenção antecipada será de suma importância para evitar quadros negativos, como ocorreu no passado”, destacou o responsável pelo Setor de Epidemiologia, Tiago Carvalho.

Dentre as várias ações, um grande mutirão de limpeza será o pontapé inicial da campanha. Logo após, serão realizadas várias reuniões com líderes da sociedade; distribuição de cartilhas em blitz pela cidade e nos setores – comercial e empresarial; trabalhos educativos em todas as escolas da rede municipal, estadual e particulares; reforço do trabalho dos agentes de endemias; envolvimento dos profissionais de todos os PSF’s, do Meio Ambiente e do Setor de Obras; parcerias com a imprensa para ampla divulgação; atuação ainda mais rígida do Código de Posturas (no sentido de notificações de terrenos sujos); e outras.

Embora o Levantamento Rápido de Infestação para o Aedes aegypti (LIRAa) de Arcos tenha apontado risco de 1.1%, os números expostos ainda inspiram bastante atenção.

Segundo a Prefeitura, é fundamental que a comunidade entre nesta luta de verdade, já que, de acordo com o levantamento, os focos observados se encontram em imóveis habitados (100%). E os principais criadouros identificados neste último LIRAa foram – ralinhos de banheiro, vasos de planta, depósito de degelo de geladeira, caixa de passagem e caixa de gordura.

 

Fonte: Prefeitura de Arcos ||
COMPATILHAR: