Número de homícídios cresceu 8,4% no mesmo período

Foram divulgados nesta segunda-feira, 3 de dezembro, os indicadores de segurança pública no estado.Segundo o governo, o número de crimes violentos em Minas caiu quase 25%, em quatro anos.
O índice de criminalidade foi o tema do encontro das cúpulas de segurança pública de Minas. Governador, delegados, policiais militares e secretários avaliaram as estratégias para diminuir a violência e os locais que precisam de reforço no policiamento.
A Secretaria de Estado de Defesa Social anunciou que as polícias Civil e Militar acabam de receber 34,5 milhões. Os recursos serão investidos no cinturão de segurança, um programa criado no ano passado para evitar a entrada de criminosos de outros estados em Minas Gerais.
De acordo com o governo, o número de crimes violentos em Minas teve uma redução de 24,70%. De janeiro a agosto de 2003, foram registrados 73.336 casos. No mesmo período deste ano, foram 58.626 crimes. Já o número de homicídios no estado cresceu 8,04%. Em 2003, foram 2212 mortes. Os dados mostram que, em 2007, foram 2.443 assassinatos no estado.
– Esse novo estudo a partir dos oito meses avaliados e a comparação dele com outros tempos estão a indicar, talvez, alguns ajuste ou sintonias específicas. O homicídio tem sido um desses ajustes, disse o secretário de Estado de Defesa Social, Maurício Campos Júnior.
Para reduzir os casos de homicídios, a secretaria montou um grupo de inteligência que vai mapear as gangues nos municípios mineiros. Vinte áreas serão escolhidas para o desenvolvimento de ações estratégicas.

COMPATILHAR: