O jogo entre Cruzeiro e Estudiantes pela final da Copa Libertadores, que será disputado nesta quarta-feira (15), em Belo Horizonte, preocupa os setores de saúde do Estado. Isso porque cerca de 3 mil argentinos vão estar na capital mineira para assistirem à partida. E, como se sabe, a Argentina é um dos países onde há uma maior disseminação do vírus da nova gripe.
A Secretaria de Saúde de Minas se reuniu nesta segunda-feira (13), com representantes dos hotéis do Estado para passar as orientações de prevenção à doença. De acordo com o coordenador de Epidemiologia do Estado, Francisco Lemos, uma das principais recomendações é com a higiene dos funcionários dos hotéis.

Segundo o superintendente de Epidemiologia da SES, para evitar a transmissão sustentada, esses cuidados devem ser adotados não apenas para o jogo, mas rotineiramente. ?Devemos receber os torcedores da melhor forma possível e sem nenhum tipo de preconceito. Não é necessário utilizar máscaras, já que o uso desse EPI é recomendado somente para aqueles que terão contato muito próximo com pessoas com sintomas, como os profissionais de saúde? , afirmou.
Francisco Lemos ainda ressaltou que ?a higienização das mãos é fundamental. Não há necessidade de separação das pessoas, nem os utensílios utilizados precisam ser lavados separadamente?.

Todos os 112 hotéis de Belo Horizonte e região receberão um boletim eletrônico com informações sobre as maneiras de evitar o contágio. Os bares e restaurantes da capital também receberão material informativo.

A publicação traz informações de medidas de prevenção e proteção individual. Evitar contato muito próximo, lavar sempre as mãos com água e sabão principalmente após tossir ou espirrar, não levar as mãos aos olhos, boca e nariz depois de ter contato com superfícies e objetos são cuidados fundamentais para evitar a transmissão da Influenza A e de outras doenças respiratórias. Os ambientes também devem ser mantidos constantemente ventilados, arejados e recebendo luz solar.

A representante da Secretaria Municipal de Saúde, Lúcia Paixão, destacou que os cuidados previnem a transmissão das doenças respiratórias em geral. Caso algum turista apresente sintomas, os profissionais dos hotéis devem orientá-los a entrar em contato com o telefone 0800 283 2255. A presidente da ABIH-MG, Silvânia Capenema, afirmou que não é necessário nenhum alarde, e que o importante é divulgar para toda a rede os cuidados que devem ser tomados.

Outras ações

No domingo (12), durante o clássico entre Atlético e Cruzeiro, frases com orientações de prevenção contra a Influenza A foram exibidas nos telões do estádio Mineirão. Também foram fixadas faixas nas entradas dos torcedores dos dois clubes com informações sobre os cuidados que devem ser tomados.

Nesta segunda-feira (13), teve início a distribuição de folhetos informativos na bilheteria do Cruzeiro. No dia do jogo, haverá veiculação de mensagens sonoras e também no telão no Mineirão.

Na tarde de quarta-feira (15), a Secretaria Municipal de Saúde se reúne com policiais que trabalharão durante o jogo, no Mineirão e também na rua, com o intuito de passar instruções sobre a Influenza A, visando evitar a contaminação.

A SES também terá um estande no Fã Fest, espaço interativo montado no estacionamento do Mineirão, com games e informações sobre a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) e a Libertadores da América. No estande da SES, haverá distribuição de material informativo sobre a Influenza A. O Fã Fest acontece de segunda até quarta-feira (15), das 12h às 20h.

COMPATILHAR: